Atividades de educação sanitária nas escolas e grupos de produtores têm sido realizadas pelas Médicas Veterinárias Cristina Perito Cardoso e Luísa Richter para conscientização e divulgação sobre as ações realizadas pela Cidasc na Defesa Sanitária Animal.
No final de junho do corrente ano, encerramos mais um projeto Agente Mirim em Sanidade Animal nas escolas São Francisco e Araucária, nos municípios de Ponte Alta e Correia Pinto, respectivamente. Através de palestras mensais, os alunos receberam informações sobre a atuação do médico veterinário na defesa sanitária animal, principais doenças de notificação obrigatória, zoonoses, bem estar animal e posse responsável, inspeção e boas práticas de fabricação de produtos de origem animal. Para fixação dos conteúdos os alunos assistiram vídeos e receberam folders e cartilhas educativas, sendo estimulados a levar e repassar os conhecimentos obtidos em cada aula aos seus familiares.
Trabalhando em parceria com a Epagri, a educação sanitária com produtores foi realizada nos municípios de Ponte Alta e Urubici, abordando a sanidade em animais de produção, enfatizando as principais zoonoses, cuidados com produtos de origem animal e necessidade da comunicação de suspeita de doenças de notificação.
Por Santa Catarina ser livre de febre aftosa sem vacinação e ter a necessidade de identificação dos bovídeos, em todos os encontros abordamos e esclarecemos a importância da colaboração de cada produtor na manutenção do PIB e sua relação com o controle de doenças.
Acreditando que seja esta ferramenta a melhor forma de transformar o panorama atual de conhecimento no meio rural, vimos intensificando estas ações tanto com crianças quanto adultos. Fatos que já surtem efeitos positivos no que diz respeito à vigilância de doenças de notificação obrigatória e sua relevância tanto para a saúde pública quanto animal.
Fonte: Cristina Perito Cardoso e Luísa Richter/CIDASC ULV Correia Pinto e Ponte Alta