2Durante o 31º Encontro Catarinense de Apicultura e 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica realizados em Içara no período de 17 a 19 de julho, os profissionais da CIDASC que participaram tiveram a oportunidade de estreitar relações com o Responsável pela Sanidade Apícola no Ministério da Agricultura do Uruguai Dr. Jorge Harriet que ministrou a palestra “Controle Sanitário Orgânico na Apicultura” e a pesquisadora do Instituto Tecnológico Argentino – ITA , Dra Natália Bulacio que palestrou sobre a Apicultura Orgânica na Argentina e ministrou um mini curso sobre “Manejo Sanitário, Controle Orgânico, Pragas e Doenças”.

Ambos apresentaram as doenças recorrentes nos seus países e as medidas adotadas. Todos enfatizaram que o melhor é trabalhar na prevenção através de um bom manejo sanitário; iniciar a alimentação bem antes da florada, não colocar as colmeias em lugares úmidos, higienização das caixas que não estão sendo utilizadas e os utensílios, além de utilizar somente produtos de origem confiável, dentre outras.

1Falaram da fundamental importância do envolvimento dos apicultores, começando pelo cadastro no órgão oficial que tem que atualizar anualmente e que é o que possibilita toda ação de atendimento, monitoramento e prevenção.

Na Argentina as abelhas europeias são responsáveis pela maior produção, porém são mais susceptíveis a doenças que as abelhas africanizadas que populam o território brasileiro.

Foi muito importante os contatos, pois poderemos aprender com os erros e acertos dos países vizinhos para que possamos fortalecer o programa de Sanidade Apícola de Santa Catarina e quiçá dos outros Estados.

Fonte: Ana Maria de Andrade Mitidiero – Responsável – Sanidade das Abelhas