As tendências, modelos e possibilidades de políticas públicas voltadas para a suinocultura serão debatidas no Workshop Suinocultura e Agricultura Familiar, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nesta quarta-feira, dia 23, em Concórdia. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, irá participar do evento que visa discutir as expectativas, desafios e oportunidades para produzir suínos em diferentes modelos.
O Workshop irá reunir pequenas agroindústrias, cooperativas, produtores, órgãos de pesquisa e assistência técnica, secretarias de agricultura e lideranças do setor para entender quais as oportunidades que existem para iniciativas que explorem modelos alternativos dentro da suinocultura.
Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos, conta com 12 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes e produz anualmente cerca de 820 mil toneladas de carne suína, o que representa um abate de nove milhões de cabeças, além da comercialização de 1,5 milhão de suínos para abate em outros estados. As exportações de carne suína catarinense mantém um nível de 150 mil toneladas anuais, sendo o restante da produção consumida nos demais estados.
Fonte: Economia SC