Eleitores de cinco capitais também disseram preferir um candidato a presidente que tenha política para a agricultura e a produção de alimentos. Estudo foi realizado pela ABAG e ESPM no mês de junho.
A grande maioria (91,2%) dos moradores das grandes cidades brasileiras já considera o agronegócio muito importante para a sociedade e economia brasileiras, sendo que 81,7% acreditam que o setor também gera empregos na cidade. Os dados são de pesquisa “O eleitor brasileiro e o agronegócio”, realizada pelo Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM, a pedido da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que entrevistou 600 moradores de cinco capitais -São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Salvador e Belém – durante o mês de junho.
A divulgação desses dados ocorreu nesta segunda-feira (04) durante o 13o Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma semana após a Basf divulgar resultados de pesquisa com cerca de mil consumidores e 300 produtores sobre a visão da atividade agrícola e que também mostra uma evolução na percepção – apesar de difusa – da importância do agronegócio pelo cidadão urbano.
Além disso, 90,5% dos eleitores entrevistados disseram preferir um candidato que apóie o agronegócio e tenha políticas para a produção de alimentos. “O agronegócio no passado não dava voto, diferentemente do que mostra esta pesquisa”, afirmou José Luiz Tejon, da ESPM, na apresentação dos resultados e que há cerca de cinco anos vem pesquisando o agro. “A percepção do público urbano sobre o agro vem melhorando ano a ano”, completou.
Os moradores das capitais citaram problemas de infraestrutura logística, como estradas mal conservadas e portos ineficientes, além da alta carga tributária e dos altos custos, como os desafios do setor, e pedem atenção dos candidatos a essas questões. 85% disseram que votariam em um candidato a presidente que reduzisse os impostos sobre os alimentos
Para o cientista político Bolívar Lamounier, em debate sobre o assunto durante o Congresso, “é uma indicação de que o agronegócio dá voto”. “Apesar de eu achar que estes resultados estão super estimados”, completou Lamounier, afirmando considerar o setor ainda vítima de viés antirrural nos centros urbanos.
Biocombustíveis e informação
Biodiesel e etanol parecem ser os queridinhos do público: 89,9% disseram que o Brasil precisa utilizar mais esses combustíveis e 86,3% dos pesquisados acreditam que o uso desses biocombustíveis contribui para a diminuição da poluição nas cidades. Na hora de abastecer, no entanto, o consumidor parece esquecer a questão ambiental e ficar com a gasolina subsidiada.
A maioria dos cidadãos já acredita que vai faltar água e que a reforma agrária não vai resolver o problema da produção de alimentos no País. Por outro lado, pouco mais da metade (55%) não acredita que o Brasil seja o país que mais protege suas florestas.
E, apesar de a maioria (66%) afirmar que a TV e outras mídias têm dado mais atenção ao agronegócio nos últimos 4 anos, 84% sentem que ainda não tem informação suficiente sobre o setor. “Está aí uma oportunidade gigantesca de comunicação do setor” , finalizou Tejon.
Fonte: Portal Sou Agro