Foto: ASCOM/CIDASC

Foto: ASCOM/CIDASC

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) está desenvolvendo durante toda essa semana no Treze Tílias Parque Hotel capacitações para 40 funcionários. Segundo o gerente estadual da área de inspeção dos produtos de origem animal da CIDASC, Sérgio Borges, os treinamentos são voltados para as áreas de inspeção animal e sanidade apícola.

Borges explica que a CIDASC está capacitando profissionais nas áreas de aspecto higiênico e sanitário na produção e na industrialização de mel e seus derivados. Ele destaca que um dos objetivos é que ocorra novamente a vanguarda de Santa Catarina como exemplo para o Brasil, no tocante as inspeções.

Borges disse que o evento aqui em Treze Tílias, busca padronizar o sistema de fiscalização nos estabelecimentos de mel e derivados, no sistema único de inspeção no estado. No que se refere à área sanitária, ele comenta que serão discutidos os possíveis motivos da diminuição da quantidade de enxames nos pomares, que pode estar relacionado uso excessivo de agrotóxicos e também à condições climáticas.

Já com relação à qualidade do mel e seus derivados, Borges informou que serão tratados assuntos referentes ao padrão do produto. Destaca que o consumidor ao adquirir mel ou derivado, esteja certo de que está comprando um produto de qualidade e não adulterado ou falsificado.

Sobre a Sanidade Animal em Santa Catarina Borges disse que a intenção é que seja altamente qualificada, com origem e processamento conhecidos com mel e derivados de qualidade. Enfatizou que o produto que é exportado, seja o mesmo produto consumido pelos catarinenses.

Concluiu dizendo que a CIDASC não vê diferenciação de produto exportado e produto consumido no mercado interno, a qualidade deve ser única. O treinamento e capacitação em Treze Tílias é o trigésimo quarto em produtos de origem animal, em parceria com o Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Rádio Tropical FM