Foto: ASCOM/CIDASC

Foto: ASCOM/CIDASC

Com o tema “Manejo integrado da propriedade para uma pecuária rentável”, o 2º Seminário de Pecuária da Serra Catarinense irá reunir produtores rurais, técnicos, estudantes e lideranças em Lages nesta quarta-feira (16). O evento tem o objetivo de apresentar a potencial transformação da pecuária da Serra Catarinense em sistemas diversificados, aproveitando as oportunidades regionais, o cenário econômico com preços aquecidos e a demanda crescente de carne de qualidade no mercado. O Seminário trará ainda os resultados obtidos em propriedades assistidas pelo Projeto de Desenvolvimento da Pecuária de Corte da Serra Catarinense, com exemplos acessíveis a todos os pecuaristas. A abertura oficial acontecerá às 9h, no Parque Conta Dinheiro em Lages e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Entre as propriedades beneficiadas pelo Projeto de Desenvolvimento da Pecuária de Corte da Serra Catarinense será apresentada uma que está obtendo 460 kg de peso vivo/hectare/ano. A organização dos produtores na aliança “Campo das Tropas” também terá destaque. Segundo os organizadores do evento, a partir da união dos produtores estão sendo abatidos semanalmente bovinos jovens e com alto rendimento de carcaça, com a venda de carne de qualidade diretamente ao consumidor. Com a aliança, os pecuaristas conseguiram incremento de renda de 12%, em 2013, sobre os valores médios de mercado, e a venda de novilhos e novilhas ao mesmo patamar de preços.

O investimento em tecnologias como o melhoramento e manejo adequado das pastagens naturais, o uso de pastagens cultivadas de alto potencial produtivo, integração lavoura pecuária e manejo do rebanho são intervenções que aumentarão a rentabilidade dos pecuaristas, alavancando desta forma o desenvolvimento da cadeia produtiva e da economia regional.

O evento é organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, Associação Rural de Lages, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Embrapa Pecuária Sul.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca