A avaliação do serviço veterinário do Brasil – relatório 2014 da missão OIE é um dos temas que será discutido hoje à tarde na V Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (V CNDA) que acontece até sexta-feira, no Centrosul, em Florianópolis. Santa Catarina aguarda a certificação de área livre de peste suína clássica com divulgação prevista para maio de 2015.
O fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), Helio Vilela Barbosa Junior – MAPA/DF apresentará o relatório às 13h30 de como ocorreu a avaliação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que veio ao Brasil em fevereiro para conhecer os serviços veterinários, a situação de saúde animal em geral e o funcionamento da prestação de serviços veterinários no âmbito estadual. Nesse horário também estará em debate o modelo catarinense de inspeção. As palestras e mesas redondas da V CNDA são realizadas em oito salas no Centrosul – quatro para defesa animal e quatro, defesa vegetal -, ao mesmo tempo.
Na quarta-feira, 26 de novembro, técnicos, produtores e especialistas em defesa animal debateram sobre as estratégias para o reconhecimento internacional da zona livre de área livre de peste suína clássica no Brasil, a atuação da defesa sanitária animal na sanidade de organismos aquáticos, a situação atual da influenza aviária no mundo, o combate à fraude e adulteração do leite e o transporte de materiais biológicos. Já entre os temas de defesa vegetal, destacaram-se as ameaças fitossanitárias, o manejo e controle de pragas e agroecologia e produção orgânica.
A V CNDA é organizada pelo Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária e pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária com apoio de diversas instituições. Toda a programação das palestras e mesas redondas, além do perfil dos palestrantes e informações sobre a V CNDA estão no aplicativo do evento disponível para download na App Store e no Google Play.
Acesse a programação em http://www.vcnda-sc.com.br/programacao
Fonte: Portal V CNDA