Na véspera do dia Internacional contra o Agrotóxico se reuniram em Florianópolis, agricultores e agricultoras, técnicos e estudantes para o I Encontro da Rede de Sementes Livres do Brasil.
O evento tem a finalidade de disseminar iniciativas em prol da liberdade das sementes no sentido de poderem ser livremente comercializadas. O tema é de extrema importância para a sociedade como um todo, a agricultura orgânica cresce a cada ano que passa porque além de oferecer produtos que promovem a saúde humana seu processo é ecologicamente correto.
O encontro conta com o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, EPAGRI, CREA-SC, CEPAGRO, ABDSul, UFSC, CIDASC, Ministério do Trabalho e Emprego, IMCA e Instituto Mahle.
O encontro acontecerá até dia 03 de dezembro. Durante os dois dias serão realizadas diversas palestras com temas relevantes como: Legislação Ambiental; A interação entre pesquisador – agricultor: o caso do feijão na Embrapa Clima Temperado; As Sementes no Brasil; Mapeamento de Sementes de Plantas e seus Mantenedores de Interesse para a Agroecologia e Agricultura Orgânica.
Também estão acontecendo oficinas técnicas e artísticas com objetivo de desenvolver as habilidades e competências os participantes. As oficinas artísticas são antroposóficas, ou seja, elas estimulam o desenvolvimento pessoal. A relação das sementes dentro dos temas Canto, Movimento, Desenho de formas, Modelagem, Pintura a lápis aquarelável estimulam a percepção da característica mutável do ser e da relação sadia do homem com o mundo.
As oficinas técnicas promovidas pelo encontro visam o intercâmbio de conhecimentos entre palestrante e participantes. Os temas são: “Criando o Banco de Sementes”; Apioca – Apicultura Natural; Animais crioulos; Como fazer melhoramento de feijão e Plantas Alimentíceas Não Convencionais.
No final do primeiro dia o quarteto de cordas Jacz apresentou um repertório com World Music e MPB. Para o segundo dia, seguem os trabalhos de cada oficina e das palestras, no final do dia será realizada a Feira de Sementes. O encerramento ficará por conta do grupo Catadores de Engenho.
Fonte: Rede Sementes Livres Brasil