A cooperativa de Fruticultores de Planalto Norte – Cooperpomares, inaugurou nesta safra sua própria estrutura de classificação de maçã conhecida como Packing-house.
O sonho que começou a 10 anos atrás, tornou-se realidade devido aos esforços dos cooperados, técnicos e parceiros que acreditaram e trabalharam para buscar recursos e firmar parcerias junto a entidades privadas e publicas.
Destaca-se neste processo os programas: “Microbacias 2”, na assistência técnica e implantação dos pomares e o “SC Rural”, que através de um Projeto estruturante proporcionou recursos para a aquisição de duas câmaras frias para resfriamento e estocagem das frutas e também para o custeio de um profissional Engenheiro Agrônomo por três anos (2012 à 2015).
O profissional contratado assiste os produtores e a cooperativa, proporcionando a “Certificação Fitosssanitária”, necessária para que o produto, possa ingressar em outras unidades da federação, já que se trata de um produto com restrição devido as pragas, Cydia pomonella (restrita até 2014) e Neonectria galligena (Cancro Europeu) com restrição ainda vigente.
Fonte: ADR de Mafra