A ABIEC vai levar mais de 270 quilos de picanha, filé mignon e filé de costela para a realização de churrascos durante o evento. Foto: Zuleide Orben

A ABIEC vai levar mais de 270 quilos de picanha, filé mignon e filé de costela para a realização de churrascos durante o evento.
Foto: Zuleide Orben

Importante mercado para a carne bovina nacional, o Brasil participa de mais uma ação visando ampliar relacionamento e vendas para o Oriente Médio e Norte da África com a presença na Gulfood – um das maiores e mais importantes feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece em Dubai, entre os dias 8 e 12 de fevereiro. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável pela presença do Brasil no evento, a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) e 11 empresas associadas – Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, JBS, Mafripar, Marfrig, Mataboi, Minerva e Xinguara – estarão presentes no evento para promoção e divulgação da carne bovina brasileira. A ABIEC vai levar mais de 270 quilos de picanha, filé mignon e filé de costela para a realização de churrascos durante o evento. O objetivo da degustação é mostrar a qualidade do produto nacional, hoje enviada para mais de 150 países e que garante ao Brasil o posto de maior exportador de carne bovina do mundo. Somente em 2014, o Brasil exportou para aquela região (um total de 18 países) mais de 326 mil toneladas de carne bovina, com um faturamento de US$ 1,3 bilhão. O Egito é o principal país importador nesta região, com US$ 611 milhões em faturamento, seguido de Irã (US$ 274 milhões), Argélia (US$ 100 milhões), Líbano (US$ 87 milhões) e Emirados Árabes Unidos (US$ 83 milhões). “É um mercado essencial para a carne brasileira e com um grande potencial de crescimento. Somente nos últimos dez anos (2004-2014), mais que dobramos o faturamento com vendas para aquela região, passando de US$ 537 milhões para US$ 1,3 bilhão”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. “A Gulfood é uma feira estratégica para o Brasil, pois alcança dezenas de países do Oriente Médio, África e Ásia aos quais podemos oferecer uma diversidade de produtos que vão desde as frutas, grãos e mel até alimentos industrializados como os produtos lácteos, doces, massas e biscoitos”, comenta o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. A Gulfood 2015, que está comemorando 20 edições, vai reunir 4.800 expositores de 120 países e espera receber mais de 85.000 visitantes de 170 países, além de chefes de estado, ministros e oficiais de governo do mundo todo. Fonte: Economia SC