INSTRUTIVO PARA CADASTRAMENTO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DE COLHEITA DE MATERIAL PARA EXAME DE MORMO
-
Médicos veterinários não vinculados ao serviço veterinário oficial podem se cadastrar junto à CIDASC para a colheita de sangue para exame de Mormo em equídeos desde que não estejam apresentando sinais ou sintomatologia clínica da doença.
-
Estes exames destinam-se exclusivamente para a finalidade de trânsito de equídeos nas situações em que o resultado negativo para a doença é exigido.
-
As suspeitas clínicas ou epidemiológicas de Mormo devem ser notificadas imediatamente à CIDASC, que adotará as medidas sanitárias necessárias, inclusive a colheita de material para o diagnóstico oficial.
-
A(s) amostra(s) de sangue colhida(s) por médicos veterinários cadastrados para realização de exames para Mormoserá(ão) encaminhada(s) à rede de laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realização de exames de Mormo.
-
A(s) amostra(s) de sangue colhida(s) por médicos veterinários cadastrados não poderá(ão) ser encaminhada(s) à rede oficial de laboratórios do MAPA (rede LANAGRO). Somente o serviço veterinário oficial poderá enviar material suspeito ao LANAGRO.
-
Consultar, permanentemente, os endereços eletrônicos que fornecem informações atualizadas sobre a situação epidemiológica do Mormo no estado e no país, especialmente os endereços oficiais:
– CIDASC – Programa Estadual de Sanidade Equídea:
https://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/programas/sanidade-equidea/
– CIDASC – Legislação relacionada ao Programa de Sanidade Equídea:
https://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/sanidade-equidea-legislacao/
– MAPA – Programa Nacional de Sanidade
http://www.agricultura.gov.br/animal/sanidade-animal/programas/prog-nacional-sanidade-equideos-PNSE
-
Os Procedimentos para cadastramento de médicos veterinários para colheita de sangue para teste de mormo são:
-
Acessar a página da CIDASC no endereço:
-
Salvar o arquivo no computador;
-
Digitar as informações necessárias;
-
Entregar o formulário preenchido no escritório local da CIDASC responsável pelo município de sua residência.
-
Verificar a inclusão do seu nome na relação de médicos veterinários cadastrados para colheita de material para mormo disponível no endereço:
-
Manter uma relação atualizada de laboratórios credenciados junto ao MAPA para realização de testes de fixação de complemento:
Fonte: Gerência Estadual de Defesa Sanitária Animal – GEDSA/CIDASC