Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A vespa-da-madeira é considerada uma praga quarentenária presente e a principal praga de reflorestamentos de Pinus na região Sul.

Neste sentido, e atendendo ao termo de cooperação técnica 001/2015, foi realizado na noite de quinta-feira, dia 28/05/2015, no auditório do Cetrecampos – Epagri, em Campos Novos a reunião técnica sobre Pragas de Pinus com destaque para vespa da madeira (Sirex noctilio).

A reunião contou com a participação dos Engenheiros Florestais palestrantes Vilmar Piccinato e Tiago Georg Pikart (professores do CAV/UDESC), o fiscal do CREA, Leonardo Facin e o Eng. Agrônomo da CIDASC Paulo Tarcisio Domatos de Borba. Também participarão da reunião os responsáveis pela área vegetal da regional de Joaçaba, Adelto Miqueloto e José Sartori.

O evento foi organizado pela ADR de Campos Novos e contou com público ouvinte diversificado. Estavam presentes responsáveis técnicos de reflorestamentos, produtores, profissionais da Epagri, autoridades públicas municipais e alunos e o professor da Unoesc, Sergio Zoldan. No total 36 participantes puderam ouvir e debater sobre está importante praga de Pinus. Novas reuniões foram planejadas para os próximos meses a fim de realizar práticas para o controle da praga.

Fonte:

Mario A. A. Verissimo e Pedro H. C. Lopes