O solo é um recurso natural e parte do meio ambiente que precisa ser preservado assim como o clima, a água, a biodiversidade. Como recurso, é responsável pela produção de alimentos, fibras e energia, exercendo sua função de proporcionar serviços ambientais.
Em razão da sua importância, a ONU elegeu 2015 como o Ano Internacional dos Solos.
Face à importância e atualidade do tema, a AEARJ e o Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA-RJ, com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), MUTUA, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF) e a SOCIEDADE NACIONAL DE AGRICULTURA (SNA), promovem nos dias 08 e 09 de junho o Simpósio do Ano Internacional dos Solos no Rio de Janeiro, que tem como propostas:
-
Promover o debate, disseminar informações e orientações técnicas sobre o Estudo dos Solos e o seu Uso Sustentável, evidenciando a sua importância para a sociedade.
-
Fomentar as discussões técnicas-científicas junto aos profissionais (especialmente do Sistema Confea/Crea) e tomadores de decisão sobre o solo, sua conservação e recuperação.
O evento terá ainda como tema:
SOLO E SOCIEDADE: PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, ÁGUA E SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA
LOCAL: CREA-RJ
Endereço: Rua Buenos Aires, 40 / 5° andar – Centro – Rio de Janeiro.
Data: 8 de julho de 2015
Inscrição: 8h30
Investimento:
Profissionais – R$ 60,00
Estudantes – R$ 30,00
Engenheiros Agrônomos quites com AEARJ – Gratuito
A programação do evento pode ser encontrada no site do evento.
Fonte: http: www.agronomos.ning.com