Em 18/06/2015 a CIDASC – Administração Regional de Rio do Sul em conjunto com o Pelotão da Policia Militar Ambiental de Rio do Sul, realizou palestra de orientação técnica para os chefes de todas guarnições da Policia Militar ambiental do Estado de Santa Catarina.
Neste evento foram abordados temas de Defesa Sanitária Animal, como principais sinais clínicos de doenças de notificação obrigatória que podem ser encontrados em situações de campo e procedimentos para notificação, e de Defesa Sanitária Vegetal como procedimentos em ações envolvendo agrotóxicos e destinação destas embalagens.
Na ocasião, uma atenção especial foi dada aos programas nacionais de sanidade animal, tais como: Programa Nacional de Sanidade Suídea, Programa Nacional de Sanidade Avícola, Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos e Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos. Os presentes receberam informações sobre os programas e ficaram por dentro do trabalho realizado pela CIDASC na área da Defesa Sanitária Animal.
Doenças específicas também foram tema da reunião, como a Brucelose – doença que pode causar aborto e queda na produção de leite – e a Tuberculose – que causa emagrecimento e tosse no rebanho. Ambas, além de prejudicarem a produção do rebanho, podem ainda infectar humanos. São causadas por bactérias e algumas medidas profiláticas de higiene fazem toda a diferença no combate à enfermidade.
Outro ponto importante de destaque foi a fiscalização e vigilância do trânsito animal através do GTA (Guia de Trânsito Animal) , certificado necessário para o transporte de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo território nacional, que pode ser emitido pela CIDASC.
Fonte: ADR Rio do Sul