Foi realizado no dia dia 25 de junho em Santa Rosa do Sul o 1º Seminário dos Bananicultores Certificados do Programa Santa Catarina Rural.
A promoção do evento foi da CIDASC, através dos técnicos da defesa vegetal da regional de Criciúma. Outros apoiadores foram a Epagri, Uneagro, as seis Associações de Bananicultores que possuem contrato de subvenção do Programa SC Rural e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul.
Os objetivos principais do evento foram: difundir e demostrar a importância da Certificação Fitossanitária na cultura da banana do Sul de Santa Catarina, proporcionar a integração dos bananicultores e oferecer atualização dos conhecimentos técnicos sobre a certificação, rastreabilidade, manejo fitossanitário, colheita e pós colheita.
A estimativa de público era de 150 bananicultores, no entanto compareceram 185, superando as expectativas.
Os produtores certificados pelo Projeto 125 do SC Rural na região são responsáveis pela produção de 13.200 (treze mil e duzentas) toneladas de banana/ano em uma área cultivada de 1.100 (hum mil e cem) hectares e são atendidos por três engenheiros agrônomos, desde o ano de 2012.
A fruta produzida se destina principalmente para mercado de outros estados e países, sendo parte também oferecida na região.
O seminário contou também com a presença de técnicos e Gerentes Regionais da Epagri, de cooperativas, lideranças, meios de comunicação, autoridades políticas, gerentes estaduais Aarão Schmit, da Defesa Vegetal e Hilário de Biasi, da Classificação, Engenheiro Agrônomo da GEDEV Osmar Volpato, Diretor de Projetos Especiais da Secretaria da Agricultura e Pesca Ditmar Zimath e Gerente Regional da CIDASC Wilmar Warmling.
Os quatro temas da área técnica foram explanados por: Wladimir Marcon, da Cidasc, Márcio Sônego e Ricardo Zimmermann de Negreiros da Epagri e Robert Harri Hinz, pesquisador aposentado da Epagri.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Banana de Santa Rosa do Sul, ABAESC, Antonio Vuolo Magenis, “o seminário nos trouxe muitas informações e fiquei surpreso pela presença de tantos bananicultores que vieram de doze municípios e ficaram até o final das palestras”.
Diante do comparecimento expressivo dos bananicultores, a equipe de Defesa Vegetal da Regional de Criciúma, pretende realizar novos seminários, buscando atingir todos os bananicultores certificados do sul de Santa Catarina.
Fonte:: Lúcia Cimolin