Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca entrega cabos coletores de sementes de mariscos para produtores de Palhoça. Nesta quinta-feira (6), o secretário Moacir Sopelsa fez a doação de 2,1 mil metros de cabos para sete maricultores que perderam toda sua produção devido à baixa salinidade do mar. O investimento para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 6.759,00.
Sopelsa explica que cada maricultor receberá 300 metros de cabo para a captação de sementes de mariscos da água. “Sabemos das dificuldades do trabalho dos maricultores catarinenses, esse é um gesto modesto, mas que fará a diferença na vida dessas famílias”.
Segundo o presidente da Associação de Maricultores de Palhoça, Flávio Martins, a atividade envolve 223 famílias do município e a última safra foi de 12 mil toneladas. “Metade de todo o marisco consumido no país vem de Palhoça”, destaca.
Durante a reunião, o secretário Sopelsa anunciou o início da demarcação das áreas de cultivo da maricultura em Santa Catarina. Serão implantadas 3.188 bóias em 812 áreas localizadas entre Palhoça e São Francisco do Sul. O estado será o primeiro do Brasil a ter seus parques marinhos ordenados e regularizados. As demarcações começam na próxima semana pelo município de Biguaçu.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC