Foto: Bananas Santomé

Foto: Bananas Santomé

Localizada no município de Massaranduba (região de Joinville), a Comércio de Bananas Santomé, empresa com participação no mercado nacional, decide fortalecer sua gestão em segurança de alimentos por meio do Selo de Conformidade CIDASC (SCC).

A Bananas Santomé vinha sofrendo pressão do mercado consumidor para implantação de sistema de controle e gestão da segurança de frutas. Em visita preliminar, observou-se que parte das exigências da referida rede são elementos do SCC e a convergência de ações se tornou inevitável.

Segundo Pedro Sérgio, “as grandes redes, estão sendo pressionadas pelos órgãos de defesa do consumidor, inclusive o Ministério Público, e tem que se adequar às normas legais para continuar comercializando com segurança”. Este é também o caso da Bananas Santomé e de muitas outras empresa, o que é, de certa forma, importante para os consumidores.

Observa-se que as ações de defesa do consumidor estão na pauta das mídias, dos órgãos anuentes e da sociedade como um todo, o que faz com que as empresa processadoras de alimentos se voltem com mais acuidade para sistemas de controle e segurança dos alimentos. “É nesse contexto que entra o Selo de Conformidade CIDASC”, diz o gerente da CIDASC de Joinville, Fernando Wendhausen Rothbarth.

Para Claudenice Pauli, proprietária da Bananas Santomé, “as exigências estão cada vez maiores, mas se não atendermos não poderemos continuar fornecendo nossa banana, e isso nem podemos pensar, por isso vamos contar mais uma vez com a CIDASC para nos ajudar”.

Ressalta-se que na implantação do SCC na Santomé 24 produtores de banana serão beneficiados, já que são fornecedores e terão indiretamente o acompanhamento das melhorias por parte da CIDASC.

Fonte: Gerência de Classificação de Produtos de Origem Vegetal – GECLA