O encerramento do III Congresso Latino Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos – MUSALAC, aconteceu ontem (20/08/2015) em Corupá, com a realização do Dia de Campo, que envolveu mais de 250 participantes do Brasil e de 27 outros países.
A CIDASC cooperou com o evento, promovendo a mitigação dos riscos fitossanitários, através do uso de tapetes sanitários e protetores para os pés, para evitar a introdução e a disseminação de pragas em nosso território, preservando o patrimônio agrícola de Santa Catarina e do Brasil. A atuação foi muito bem vista por todos os participantes, que distinguiram os cuidados fitossanitários adotados.
O evento, que contou com a participação 338 pessoas, entre produtores, pesquisadores, extensionistas, técnicos, estudantes e comerciantes, discutiu os “Desafios e oportunidades frente a variabilidade climática” do mundo. Foram abordadas questões específicas da bananicultura em climas subtropicais. As palestras forneceram informações para a compreensão dos problemas tratados e discutiu as opções disponíveis e iniciativas da pesquisa para mitigá-los.
O município de Corupá foi escolhido para sediar o evento porque produz uma banana diferenciada em sabor e baseada na agricultura familiar. A banana é a principal fonte de renda da região (aproximadamente 600 famílias dependem diretamente da cultura).
Fonte: Celso Eduardo Wassmansdorf – Coordenador de Agricultura CIDASC – Administração Regional de Joinville