No mês de outubro, aconteceu no auditório da Gerência Regional de Saúde em São Lourenço do Oeste, uma reunião técnica regionalizada sobre Brucelose Humana.
O encontro reuniu médicos, veterinários enfermeiros, técnicos auxiliares de enfermagem dos sete municípios que integram a Secretaria do Desenvolvimento Regional.
O objetivo da ação realizada em parceria com a CIDASC e a Regional de Saúde de Chapecó, foi levar informações acerca desta patologia que embora apresente alta incidência o oeste catarinense, ainda é pouco conhecida.
Uma equipe integrada pelo médico veterinário da Cidasc de São Lourenço, Miltom Kasper e pelas profissionais da Regional de Saúde de Chapecó: Débora da Costa (Bióloga) e Kelen de Oliveira (Técnica de Enfermagem), levaram a público informações sobre sintomas, diagnóstico, exames, tratamento, notificação e acompanhamento após o término do tratamento do paciente.
“Por meio deste encontro, foi possível orientar os profissionais de Saúde de toda a região, para que orientem de maneira eficaz todas as pessoas que apresentarem os “sintomas”, explica a gerente de Saúde da SDR de São Lourenço, Maria de Graça Nomura. O secretário regional Walmor José Pederssetti reforçou, durante a abertura do encontro, a importância da realização da ação para o aprimoramento do setor da Saúde da região.
Miltom Kasper, o veterinário local da Cidasc, reforçou a importância de realizar esse tipo de evento para a comunidade. “Devemos inserir a educação sanitária no cotidiano da nossa sociedade. São iniciativas como essa que podem minimizar eventos epidemiológicos e Pandemias. Pessoas engajadas no controle de doenças transmissíveis.”
Fonte: Administração Regional de São Lourenço do Oeste.