O Seminário Estadual de Desenvolvimento Rural, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina – Fetaesc, ocorre entre os dias 25 a 27 deste mês, na sede da instituição, em São José.
As perspectivas e desafios para a agricultura familiar na produção de alimentos com sustentabilidade estão em debate no evento e a conferência de abertura foi realizada pelo secretário de Estado de Agricultura e da Pesca Moacir Sopelsa, representando o governador Raimundo Colombo. O tema abordado foi “A sustentabilidade da produção e a conservação dos recursos naturais”.
Walter Dresch, presidente da Fetaesc, realizou a solenidade de abertura às 19h do dia 25, junto a autoridades estaduais. Walter declarou suas expectativas em relação ao seminário: “Será uma reflexão e também um momento de troca de conhecimento sobre ações concretas de sustentabilidade na agricultura familiar de um estado com importância histórica da pequena propriedade, ao mesmo tempo em que é referência em qualidade de vida, economia forte e diversificada”.
Além da conferência inicial, estão programadas 23 palestras sobre temas relacionados às áreas dos recursos naturais, solo, legislação ambiental e fundiária, infraestrutura, tecnologias, desenvolvimento rural sustentável, educação, abastecimento e organização da produção.
No dia 26 de novembro, o gerente estadual de Defesa Sanitária Vegetal da CIDASC, Aarão Luiz Schmitz Junior, realizou no evento uma palestra sobre o tema “Rastreabilidade de produtos vegetais in natura e minimamente processados” que possibilitou a compreensão de conceitos e objetivos da rastreabilidade e a sua importância para a agropecuária do estado.
A rastreabilidade garante o registro e o acompanhamento das informações de um produto desde a produção primária até o consumo e tem como objetivo identificar o produto e conhecer a sua localização exata dentro da cadeia produtiva.
A regulação do processo de rastreabilidade é um diferencial de competitividade para a produção, consolida a marca Santa Catarina no mercado, atende as exigências dos mercados e consumidores, estimula a produção e oferta de produtos agrícolas de melhor qualidade, promove a melhoria da saúde coletiva e fortalece o modelo da agricultura familiar.
A CIDASC possui excelência em rastreabilidade tanto na área animal quanto vegetal e possui implantado sistema de cadastro de propriedades, unidades de produção e consolidação.