Foto: Prefeitura de Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode

Parceria entre Cidasc e Prefeitura levou aos alunos informações sanitárias e agropecuárias buscando promover mudanças e novos comportamentos relacionados à sanidade animal, ambiental e segurança alimentar

Os 17 alunos do 6º ano Escola de Educação Básica Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder, de Pomerode, foram os primeiros do Estado a receber o certificado do Projeto Sanitarista Júnior,  desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em parceria com a Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora.

Além de Pomerode, outros municípios de Santa Catarina participam do projeto que teve por objetivo disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos alunos, proporcionando novos comportamentos relacionados à saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

Durante a entrega dos certificados, realizada na manhã desta quarta-feira (02/12), ocorreu a premiação da melhor redação e do melhor desenho do concurso realizado pela Cidasc. Além da premiação local, as redações de todos os alunos ainda estão concorrendo ao concurso estadual que terá os nomes dos vencedores divulgados no dia 5 de dezembro.

A entrega dos certificados contou com a presença do Prefeito Rolf Nicolodelli, do diretor Institucional da Cidasc, Rodrigo Silva da Conceição, do gerente regional da Cidasc de Blumenau, Luiz Carlos Moreira da Maia, da professora Daiane L. Ronchi, da médica veterinária, Juliana Boscordin Nauiack, do coordenador da Cidasc, Alexandre Mess, da diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Angelita Sborz e da diretora da escola, Maria Bernardete Pereira Fischer.

Sanitarista Júnior na prática

Por estar no interior do município, a  escola Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder, localizada no Bairro Testo Central Alto,  foi escolhida para participar do projeto. Desde abril, além de palestras com a médica veterinária, coordenadores da Cidasc e a realização de trabalhos em sala de aula, os alunos sanitaristas também realizaram visitas in loco em propriedades rurais onde puderam conhecer atividades específicas e colocar em prática alguns conteúdos repassados em sala de aula.

“Tudo o que a Cidasc buscou repassar nos conteúdos está ligado ao dia a dia das famílias. Portanto, ao trabalharmos a saúde animal e vegetal estamos trabalhando a base da saúde humana e é isso que queremos investir cada vez mais”, destacou o gerente regional de Blumenau, Luiz Carlos Moreira da Maia.

Para o prefeito, a partir de agora os pequenos sanitaristas também serão multiplicadores de informações relacionadas à agropecuária e saúde humana e poderão auxiliar os familiares e à comunidade mostrando a importância e levando informação correta sobre os assuntos que fazem parte da rotina de todos.

“Estamos felizes em aceitar esse compromisso com a Cidasc e ver como os alunos se dedicaram ao projeto. Sabemos que investir em educação não é apenas trabalhar conteúdos específicos em sala de aula, mas sim criar oportunidades de colocar em prática essas atividades. Tenho certeza que esses alunos farão isso e ficarão na história da escola e do município  por serem os primeiros de Santa Catarina a receber a certificação de um projeto tão importante que irá auxiliar o crescimento de Pomerode”  completou o prefeito.

Alunos que participaram do projeto:
Braian Mateus Viergutz Hein
Bruna Yasmin Goede
Bruno Andrezeski Gomes
Eduardo Martins De Oliveira
Gustavo Henrique Selke
Jean Lemos
Jimmy Alex Krause
Kaua Lucas Alves Gardacho
Layon Gabriel Strapazzoli
Leticia Brazeiro Fagundes
Leticia Jung
Lucas Eduardo Hein
Lucielle Reinke
Manuela Albach Stange
Quesia Pontes Castelo Branco
Sabrina Amália Fischer
Welikis Tomaz De Oliveira

Melhor redação:
Leticia Jung

Melhor desenho:
Quesia Pontes Castelo Branco

Fonte: Assessoria de Comunicação Da Prefeitura de Pomerode        

Foto: Prefeitura de Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode