Na foto está o secretário Moacir Sopelsa, o ministro da Agricultura do Paraguai e o governador da província de Itapúa.   Foto: Dolmar Frizon/ Fecoagro

Na foto está o secretário Moacir Sopelsa, o ministro da Agricultura do Paraguai e o governador da província de Itapúa.
Foto: Dolmar Frizon/ Fecoagro

Representantes do setor cooperativista catarinense, acompanhados do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, participaram da abertura oficial da 11ª Agrodinámica, um dos maiores eventos agropecuários do Paraguai. Durante a solenidade, Sopelsa apresentou todo potencial do setor agrícola e pecuário de Santa Catarina.

Em seu discurso, o secretário da Agricultura destacou os números que consolidam o estado, com apenas 1,12% do território brasileiro, como o quinto maior produtor de alimentos do país. Santa Catarina é hoje o maior produtor nacional de suínos, cebola e alho; O segundo maior produtor de aves, maçã, fumo e arroz, além de ser o quinto maior produtor de leite do país. “Em Santa Catarina, cada pequena propriedade é uma grande produtora de alimentos. Esses números que apresentei são reflexos da determinação dos produtores rurais catarinenses e do trabalho incansável dos nossos técnicos da Agricultura, Epagri e Cidasc“.

Sopelsa fez questão de lembrar também do status sanitário diferenciado conquistado pelo estado. Santa Catarina é o único estado brasileiro reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação e  junto com o Rio Grande do Sul, como zona livre de peste suína clássica. “Nós trabalhamos muito para conquistar as certificações internacionais, sempre contando com o apoio do produtor rural e da iniciativa privada. Chegamos ao nível de excelência sanitária e agora nos dedicamos para manter esse status, que dá acesso aos mercados mais competitivos do mundo“.

 

A comitiva catarinense é formada ainda por representantes da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro). A Agrodinâmica aconteceu entre os dias 01 e 04 de dezembro, em Obligado, da Província de Itapúa, no sul do Paraguai, e apresentou insumos e produtos agrícolas, máquinas e equipamentos de última geração, além de palestras e seminários para os produtores rurais. A Cooperativa Colônias Unidas tem uma grande parceria com as cooperativas do oeste catarinense, principalmente no fornecimento de milho, trigo e farelo de soja, que abastecem as fábricas de rações e moinhos em Santa Catarina.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – Ana Ceron