Ascom - Cidasc

Ascom – Cidasc

A Gerência de Classificação de Produtos de Origem Vegetal tinha como objetivo implantar o Selo de Conformidade CIDASC – SCC em 15 empresas, meta atingida no mês de dezembro do ano passado.

No portfólio de clientes estão empresas produtoras e processadoras de maçã, banana, farinha de mandioca, cereais, palmito em conserva, arroz beneficiado, polvilho de mandioca, erva mate e alho processado. A grande variedade de plantas industriais demonstra o alcance deste que é dos mais modernos programas na área de segurança de alimentos.

Todas as plantas industriais estão passando por melhorias, mas o projeto se estende também para elevação do perfil dos manipuladores, rastreabilidade, controle da qualidade das matérias-primas e produtos finais, dentre outros pontos os quais estão prescritos nas normas de produção de alimentos.

Em seu primeiro ano de trabalho, observou-se uma clara dificuldade por parte das indústrias de alimentos, que consideram a legislação de alimentos complexa e de difícil aplicação e o acompanhamento da CIDASC, por meio do Selo de Conformidade, é uma prática oportunidade de atender as exigências sanitárias.

Todas as empresas citaram como motivo para adesão do SCC a oportunidade de atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANISA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS; a elevação da qualidade de seus produtos e fortalecimento das marcas; a vantagem de ter um órgão governamental como parceiro e a confiança no nome CIDASC.

A implantação do SCC leva aproximadamente um ano, pois envolve uma série de mudanças, dentre as quais a cultura empresarial, na direção da qualidade contínua.

Para o ano de 2016 estão previstas outras quinze empresas, meta que deverá ser atendida, já que o projeto vem se consolidando, inclusive com a participação de outras entidades na condição de parceiras, que incluem MAPA, Ministério Público Estadual – MP/SC e Vigilância Sanitária Estadual – VISA/SC e Programa SC Rural.

Fonte: Gerência de Classificação de Produtos de Origem Vegetal