Foto: Departamento Regional de Criciúma

Foto: Departamento Regional de Criciúma

Parceria firmada entre a CIDASC e a Escola de Educação Básica Samuel Sandrini leva Educação Sanitária para Orleans.

A médica veterinária da CIDASC e responsável pelo Projeto Sanitarista Júnior no Departamento Regional de Criciúma, Paula Grechi Gerhardt de Almeida, junto à médica veterinária do ICASA, Renata Afonso Gaspar, implementaram o projeto na Escola de Educação Básica Samuel Sandrini, na cidade de Orleans, em 03 de março.

Foto: Departamento Regional de Criciúma

Foto: Departamento Regional de Criciúma

A diretora da instituição, Teresa Cristina dos Santos Borges, afirma que a escola sempre será parceira de todos os projetos que visem o exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, através do desenvolvimento de programas que tragam conhecimentos e mudanças de atitude.

O Município de Orleans é o maior pólo de produção animal da região sul, com um rebanho bovino de 23 mil cabeças, rebanho suíno de mais de 50 mil cabeças e 2 milhões de galinhas alojadas entre matriz de corte e aves comerciais, destacando-se sobretudo, na área de multiplicação animal.

Os trabalhos do Departamento Regional de Criciúma sobre a Educação Sanitária da área vegetal são desenvolvidos pela técnica Valdirene Borges Emerim e o município de Orleans destaca-se nas produções vegetais de madeira, fumo e, mais recentemente, frutas, como uva, citrus, pêssego, ameixa e nectarina.

Diante da expressividade do volume de produção de madeira, onde mais de cem indústrias pequenas e médias atuam e muitas exportam para outros estados e países, torna-se importante o trabalho de detecção de pragas e, na sua ocorrência, a quantificação do nível de infestação e adoção procedimentos de controle.

No caso do fumo, são mais de mil estufas em produção com atividade destinada à República Popular da China. Para que isso seja possível, o fumo deve estar livre do Mofo Azul.

Em relação às frutíferas, diversas pragas devem ser monitoradas e controladas, uma vez que, além de prejudicar a produção, também impedem sua comercialização.

Por sua importância agrícola e de agronegócios, torna-se fundamental a execução de um programa que forme agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária.

Por meio do Departamento Regional de Criciúma, estabeleceu-se a parceria entre as escolas e a CIDASC também nos municípios de Jacinto Machado, Turvo e Araranguá.

Foto: Departamento Regional de Criciúma

Foto: Departamento Regional de Criciúma

Fonte: Departamento Regional de Criciúma

 

publicacao