Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

São Ludgero será o terceiro município do Departamento Regional de Tubarão a implantar na Rede Municipal de Ensino o Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). A apresentação detalhada do projeto ocorreu na segunda-feira, 7 de março, no Gabinete do Prefeito.

O Gestor do Departamento Regional da CIDASC de Tubarão, Claudemir Souza dos Santos, os Engenheiros Agrônomos Samuel Macari Redivo e Janice Ebel, juntamente com a Médica Veterinária, Camila Wolff Bonelli, apresentaram o projeto ao prefeito Volnei Weber e à Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann. Na ocasião, explicaram que o objetivo principal é trabalhar as questões relativas à Defesa Agropecuária para promover mudanças nas perspectivas e comportamentos dos alunos da rede municipal e, consequentemente, dos familiares, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

 

Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Uma nova reunião será realizada nos próximos dias entre a CIDASC, a Secretaria Municipal de Educação e também as diretoras das instituições de ensino. Em São Ludgero, a sugestão é de que o conteúdo seja repassado aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o que representa um total de 220 alunos.

Durante a reunião, o prefeito Volnei Weber sugeriu que o projeto também fosse implantado em turmas da Escola de Educação Básica São Ludgero. Outra reunião será agendada com a Diretora Geral, Angelina Walter Sizenando Veronez, para tratar sobre o tema.

Entenda um pouco mais sobre a aplicação do projeto:

O Projeto Sanitarista Junior será desenvolvido em seis meses. Inclui treinamento dos professores, distribuição das cartilhas, acompanhamento de Agrônomos e Médicos Veterinários da CIDASC, palestras, realização de visitas a propriedades rurais, laticínios, entre outros. Além disso, avaliação do projeto é feita a partir de redações e desenhos produzidos pelos alunos. Ao final, todos receberão um certificado de participação e haverá premiações.

Alguns dos temas trabalhados durante o projeto:

Saúde Animal: doenças dos animais que são transmitidas ao homem, zoonoses, e que causam prejuízos aos produtores rurais e à economia do Estado, como por exemplo, brucelose, raiva, tuberculose, febre aftosa, anemia infecciosa equina, doenças de aves e suínos;

Sanidade Vegetal: uso de agrotóxicos, doenças e pragas que atacam as frutas, citros e madeira, entre outros;

Segurança Alimentar: inspeção de produtos de origem animal, análise de resíduos de agrotóxico;

Meio Ambiente: descarte de embalagens de agrotóxicos, uso e conservação do solo e da água.

 

Fonte: Bertoldo Kirchner Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Ludgero

publicacao