Imagem: ASCOM/CIDASC

Imagem: ASCOM/CIDASC

A Gerência de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, com apoio da equipe de Planejamento da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), desenvolveu o Selo de Conformidade CIDASC (SCC), que serve de suporte aos pequenos negócios rurais e agrofamiliares dedicados a produção, processamento, e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Com o Selo de Conformidade, os estabelecimentos passam a operar pontualmente sob os ditames legais.

Vantagens e garantias proporcionadas pelo SCC

A empresa que possui o Selo de Conformidade CIDASC (SCC) indica para o consumidor que aquele alimento passou por um rigoroso processo de produção e controle. Além de garantir que durante a produção aquele alimento foi controlado, os manipuladores foram treinados e o produto passou por análises antes de ir para o mercado.

Os produtores de alimentos parceiros do SCC tem à sua disposição uma ferramenta moderna, capaz de orientar a respeito da produção segura de alimentos, de modo a evitar eventos de contaminação.

Processo de aquisição e etapas de implantação do SCC

Para os interessados em adquirir o Selo, a adesão é voluntária. Ao despertar interesse, antes mesmo de iniciar o processo de implantação do SCC, o interessado pode solicitar a visita de Técnico Consultor para que ele verifique a Viabilidade Técnica do empreendimento que será elaborado com base no regulamento do Memorial Descritivo (Selo de Conformidade CIDASC).

Podem receber o Selo de Conformidade CIDASC: segmentos produtores, fracionadores ou embaladores de alimentos de origem vegetal, tais como: conservas salgadas e doces, farinha de mandioca, erva mate, arroz beneficiado, frutas, doces em compota, entre outros.

Etapas de implantação do SCC:

– Levantamento de inconformidade;

– Desenvolvimento do Plano de ação para corrigir as inconformidades;

– Correção das inconformidades;

– Treinamento dos manipuladores;

– Desenvolvimento do Manual de BPF;

– Desenvolvimento dos POP’s e seus Registros;

– Estabelecimento do plano de análises laboratoriais;

– Realização de análises laboratoriais;

– Aplicação de pré-auditoria;

– Aplicação de Auditoria;

– Implantação do Selo na embalagem.

Santa Catarina passou a ser um dos poucos estados do Brasil a ter seu selo de qualidade. Sabe-se que o consumidor é sensível aos selos de qualidades e acredita mais nos produtos com selos, de modo que isso representa desenvolvimento nos negócios.
Essa iniciativa evidencia a colaboração da CIDASC para melhorar os produtos catarinenses e fortalecer as marcas comerciais, mantendo o Estado de Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros.

publicacao