O Departamento Regional da Cidasc de Tubarão recebeu na última terça-feira, 17 de maio, a visita Técnica das Médicas Veterinárias Luciana Ávila, Coordenadora do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose Tuberculose – Pncebt, e Rejane Noronha, Coordenadora da Sanidade Apícola e Laboratório, ambas da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab, que é o serviço oficial estadual.

Foto: Hélio Medeiros Leandro

Foto: Hélio Medeiros Leandro

O motivo da visita dessas Profissionais é conhecer o Projeto Piloto de erradicação da Brucelose em Santa Catarina e acompanhar a realização dos exames: Ring Test, no Departamento Regional da Cidasc de Tubarão, e Elisa*, no Centro de Ciências Agro Veterinárias, em Lages. Acompanhadas das Médicas Veterinárias da Cidasc, Adriana Krusser Rossi e Karina Diniz Baumgarten, Coordenadoras do Pncebt no Estado, as Médicas da Adab conheceram o Laboratório de Análises de Joinville, onde foram apresentadas à técnica de Polarização Fluorescente pela Médica Veterinária da Cidasc, Tatiana D’Aquino. As Profissionais também estiveram em reunião com a Responsável pela Sanidade Apícola de Santa Catarina, a Médica Veterinária da Cidasc, Ana Maria Mitidiero.

*“Elisa” (do inglês “Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay) é um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos. Esse teste é usado no diagnóstico de várias doenças que induzem a produção de imunoglobulinas.

Devido a uma solicitação da Adab, que tem convênio com o CDC/TEPHINET/USA, as visitantes irão acompanhar a coleta de leite em um laticínio, para, in loco, verificar como estão sendo realizados os processos, o que não corresponderá a uma supervisão, mas sim a um aprendizado.

Esse trabalho, que começou no dia 17, deverá seguir até hoje, dia 18. Ontem, 17, foi realizado o recebimento de amostras e análises de leite apresentadas por Lacticínios da região, e hoje, 18, acontecerão visitas a outro lacticínio e propriedades rurais de Tubarão.

Para o Gestor Regional da Cidasc de Tubarão, Claudemir Souza dos Santos, os trabalhos de erradicação da Brucelose e da Tuberculose “são fundamentais para a segurança alimentar da população”.

Fonte: Hélio Medeiros Leandro / Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/