O embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee, fez a primeira visita oficial ao Governo do Estado nesta quarta-feira, 18. O diplomata foi recebido pela secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, em Florianópolis. A visita serviu para que o governo estadual apresentasse os potenciais de Santa Catarina e reafirmasse o interesse em expandir as relações internacionais com os sul-coreanos.
“Oferecemos um ambiente muito propício aos investimentos, com condições favoráveis para os investidores externos”, disse o secretário. “Santa Catarina está para o Brasil assim como a Coreia do Sul está para o mundo: somos pequenos, mas economicamente muito fortes”, ressaltou.
Segundo o embaixador, a visita tem sido “bastante frutífera”. “Verificamos algumas das principais áreas de potenciais investimentos no estado, principalmente a de tecnologia da informação, para tentar trazer investimentos coreanos para a região”, disse o representante sul-coreano.
Carne suína
Em janeiro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que o governo sul-coreano havia autorizado a importação de carne suína in natura produzida em Santa Catarina após dez anos de negociações. “Posso dizer que também batalhei bastante para que a questão fosse resolvida a quanto antes”, revelou o embaixador, que assumiu o posto em novembro de 2015.
A autorização veio a partir do reconhecimento pela Coreia de zonas de excelência sanitárias subnacionais. Santa Catarina é certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como estado livre de febre aftosa sem vacinação e livre de peste suína clássica.
O início das exportações pode ocorrer ainda neste ano, uma vez que as negociações com aquele país estão adiantadas, com a participação de empresas produtoras e exportadoras de Santa Catarina e o governo coreano.
A expectativa do Governo do Estado é que as vendas para a Coreia do Sul possam incrementar este volume entre 17% e 20%. “Será uma grande conquista para Santa Catarina. A pujança do agronegócio catarinense tem ajudado Santa Catarina a atravesar a crise”, lembro o secretário Virmond.
Além do embaixador, que veio acompanhado da embaixatriz Jong Ran Park, a delegação sul-coreana era composta ainda pelo adido comercial da embaixada, Hyung Gi Choi; diretor-geral da Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia, Yungsun Lee; representante do Banco de Exportação-Importação da Coreia, Myungsuk Lee; presidente da LS Mtron Brasil, James Yoo; e diretor da STX Brasil, Jong Jin Park.
Na terça-feira, 17, o grupo se reuniu com representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. Na tarde desta quarta-feira, 18, dirigiu-se para a região Norte para visitar a fábrica de fibras Hyosung, de origem sul-coreana, em Araquari. Nesta quinta-feira, 19, conhecerá a planta da fabricante de tratores sul-coreana LS Mtron Tractor, em Garuva.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504