A Peste Suína Clássica – PSC, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença viral altamente contagiosa e frequentemente fatal aos suínos, além de ser responsável por causar importantes perdas econômicas.

Atualmente, os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são importantes criadouros de suínos no País. Sendo que, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de serem pioneiros no combate a Peste Suína Clássica, foram os primeiros Estados do Brasil certificados internacionalmente como Zonas Livres de Peste Suína Clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

Foto: Luísa Richter

Foto: Luísa Richter

Com o objetivo de zelar pela sanidade suídea e manter o status diferenciado do Estado, o Inquérito da PSC 2016 está sendo realizado através da colheita de sangue de suínos acima de oito meses e/ou em fase reprodutiva, pertencentes a propriedades de subsistência, existentes nos Municípios de Santa Catarina. Desta forma, busca-se demonstrar a ausência da circulação do vírus no Estado.

No Município de Lages, esta ação foi realizada pela equipe de Médicos Veterinários, Cristina Perito Cardoso, Luísa Richter e Leopoldo Carlos Medeiros Neto, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. Por meio da vistoria inicial, foi realizada a atualização do saldo animal e dados cadastrais da propriedade, foram também repassadas informações sobre a Peste Suína Clássica e o motivo da colheita.

Nesse mês, nosso Estado comemora 1 ano de Certificação da Organização Mundial de Saúde Animal como Zona Live de Peste Suína Clássica. Feito que ilustra a excelência de Santa Catarina e da Cidasc no que se refere a Defesa Sanitária Agropecuária. Vale lembrar que o último foco de Peste Suína Clássica em Santa Catarina foi registrado em 1990, são mais de 20 anos livre da Peste.

Fonte: Cristina Perito Cardoso, Luísa Richter e Leopoldo Carlos Medeiros Neto.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/