O Departamento Regional de Criciúma realizou na última terça, 24, duas palestras e uma oficina de coleta de solo, conforme o cronograma do Projeto Sanitarista Júnior, na Escola Estadual de Educação Básica Samuel Sandrini, do Município de Orleans.

Foto: Departamento Regional de Criciúma.

Participaram 116 alunos e 5 professores, sendo 59 alunos no período matutino e 57 no período vespertino, com o acompanhamento nos dois períodos pela Professora de Ciências Négila Pereira Alves, que é a responsável pelo Projeto Sanitarista Júnior na Escola.

A Técnica Agrícola Valdirene Borges Emerim De Noni palestrou sobre Solos e apresentou aos alunos o Solo Sadio e Solo Degradado. Os assuntos abordados foram a necessidade de solo sadio para o desenvolvimento das plantas, a formação do solo, as perdas do solo, e práticas de conservação de solo. A explicação foi contextualizada com a vivência dos alunos em meio rural e a realidade urbana.

Foi realizada, também, uma atividade prática de coleta de solo para análise, em que o Técnico Agrícola da Cidasc, Agnaldo Trevisol dos Santos, explicou como se faz a coleta, desde a limpeza do local, distribuição da amostragem, amostra simples e composta e todos os cuidados para uma correta amostragem. A prática foi realizada no espaço em que será instalada a horta da escola, tendo por objetivo ser um local onde os alunos tenham a possibilidade de vivenciar a experiência de produzir os alimentos e avaliar os problemas sanitários das plantas.

O Projeto Sanitarista Júnior visa, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamento da comunidade frente aos problemas sanitários; cultiva nas crianças o respeito pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural; ajuda a entenderem sua responsabilidade e da sociedade em geral na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, estimulando para que façam sua parte e cooperem, como cidadãos, na saúde pública e no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Departamento Regional de Criciúma.