O Grupo de ação “Todos Contra o Cancro Europeu” que é coordenado pela Epagri e pela Cidasc e conta com o apoio da ABPM, AMAP, ASSEA, NUTASJ e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Joaquim, realizou um dia de campo na segunda-feira, 04, na Estação Experimental da Epagri de São Joaquim.
O evento contou com a participação de quase 100 pessoas entre os evolvidos estavam técnicos e agrônomos que prestam assistência técnica para os fruticultores da região de São Joaquim.
O objetivo foi discutir novas ações de controle e erradicação do Cancro Europeu, as ações foram apresentadas pela Doutora Monika Walter da Nova Zelândia que proferiu palestra no Senafrut, tudo isso para auxiliar na capacitação dos técnicos para que possam identificar cancros ainda jovens.
O dia de campo foi organizado em duas fases, na primeira com a apresentação das novas estratégias AGRESSIVAS de manejo do cancro europeu, e na segunda parte foi demonstrado na estação como é realizado a detecção e diagnose de cancros jovens a campo.
A programação foi apresentada pelo Pesquisador da Epagri, Dr. Leonardo Araujo e o Engenheiro Agrônomo da Cidasc, Reinhard Krueger.
O pesquisador Leonardo Araujo destaca que a identificação e eliminação de cancros jovens é extremamente importante na tentativa de erradicação do Cancro Europeu na região de São Joaquim, pois neste estágio a lesão tem menos probabilidade de conter estruturas fúngicas que liberam e dispersam esporos do fungo. Além disso, o pesquisador incentiva que mais fruticultores e técnicos procurem a clínica fitopatológica da Epagri em caso de dúvida, pois presta gratuitamente o serviço de detecção e diagnose do cancro europeu, bem como outras doenças para os fruticultores da região de São Joaquim.
Para maiores informações:
Pesquisador Leonardo Araujo
leonardoaraujo@epagri.sc.gov.br
fone: 3233-8438.
Engº Agrº Reinhard Krueger
reinhard@cidasc.sc.gov.br
fone: 32338468
Fonte: São Joaquim Online