A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, liberaram na última sexta-feira, 8, a retirada, espécie Mexilhão (Perna perna) e Ostra (Crassotrea gigas) na área de interdição de Porto Belo que compreende as localidades de Perequê, Ilha João da Cunha e Araçá, município de Porto Belo. Assim como essas localidades, foi liberada a retirada, o consumo e a comercialização da espécie Mexilhão( Perna perna) na área de interdição Papagaio que compreende as localidades de Ponta do Papagaio e Passagem do Maciambú e também houve a liberação na área de interdição do Itapocorói que compreende a localidade da Armação do Itapocurói.
As liberações foram dadas devido ao segundo resultado negativo da análise de DSP para as espécies em questão. Desta forma fica liberada, nessas localidades, a retirada, o consumo e a comercialização das espécies mencionadas. Para verificar o certificado de liberação das localidades Porto Belo , Ponta do Papagaio, Passagem do Maciambú e Armação do Itapocorói, clique nos respectivos nomes.
A desinterdição das áreas é possível após dois laudos laboratoriais consecutivos comprovando que não há mais a presença da toxina diarréica nos moluscos. A Cidasc continua monitorando as áreas de produção de moluscos bivalves e com base nos resultados das análises poderá fazer a liberação gradual ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.
DSP
A toxina diarréica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dynophysis, e quando acumuladas por organismos filtradores, como ostras e mexilhões, podem causar um quadro de intoxicação nos consumidores. A presença de Dynophysis é conhecida em Santa Catarina e por isso os níveis da toxina são regularmente monitorados pela Cidasc no litoral.
Confira, abaixo, o mapa do litoral catarinense atualizado indicando a situação de cada uma das localidades monitoradas:
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom