No decorrer da última semana, cinco fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa realizaram auditoria na empresa JBS Foods para fins de Certificação Sanitária da Compartimentação da Cadeia Produtiva Avícola, conforme as normas técnicas definidas pela Instrução Normativa 21, de 2014.
Ao longo da semana foram auditadas unidades de produção e unidades funcionais, associados nos municípios de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Guaraciaba, contemplando setores como: granja de reprodução, fábrica de maravalha, incubatório, fábrica de ração, granja de corte, abatedouro e o escritório central da empresa.
Essa auditoria serviu como treinamento inicial de 17 médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, que junto aos demais veterinários oficiais do Estado, farão as auditorias para manutenção da certificação e realizarão as atividades de vigilância epidemiológica das aves do compartimento.
O conceito da compartimentação será usado para certificar uma subpopulação com status sanitário diferenciado em relação a infecção pelo vírus de influenza aviária e doença de Newcastle, baseado em procedimentos de vigilância, controle e biosseguridade que favoreçam o controle de doenças e o comércio internacional.
Os serviços veterinários oficiais do Estado e da Federação, assim como a equipe de gestão do compartimento, seguem trabalhando para que a certificação se conclua com a segurança necessária, visando o melhor resultado possível.
O comprometimento da empresa, aliado à qualidade dos serviços veterinários oficiais da Cidasc e do Mapa, permitirá o avanço da cadeia de produção avícola como um todo, trazendo muitos benefícios ao Estado de Santa Catarina.
Fonte: Alexandra Reali Olmos – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom