No decorrer da última semana, cinco fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa realizaram auditoria na empresa JBS Foods para fins de Certificação Sanitária da Compartimentação da Cadeia Produtiva Avícola, conforme as normas técnicas definidas pela Instrução Normativa 21, de 2014.

Foto: Alexandra Reali Olmos - Cidasc

Foto: Alexandra Reali Olmos – Cidasc

defesa-agropecuaria-cidasc-sc-auditoria-aurora-mapa-treinamento-fiscais (2)

Foto: Alexandra Reali Olmos – Cidasc

Ao longo da semana foram auditadas unidades de produção e unidades funcionais, associados nos municípios de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Guaraciaba, contemplando setores como: granja de reprodução, fábrica de maravalha, incubatório, fábrica de ração, granja de corte, abatedouro e o escritório central da empresa.

Essa auditoria serviu como treinamento inicial de 17 médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, que junto aos demais veterinários oficiais do Estado, farão as auditorias para manutenção da certificação e realizarão as atividades de vigilância epidemiológica das aves do compartimento.

defesa-agropecuaria-cidasc-sc-auditoria-aurora-mapa-treinamento-fiscais

Foto: Alexandra Reali Olmos – Cidasc

O conceito da compartimentação será usado para certificar uma subpopulação com status sanitário diferenciado em relação a infecção pelo vírus de influenza aviária e doença de Newcastle, baseado em procedimentos de vigilância, controle e biosseguridade que favoreçam o controle de doenças e o comércio internacional.

Os serviços veterinários oficiais do Estado e da Federação, assim como a equipe de gestão do compartimento, seguem trabalhando para que a certificação se conclua com a segurança necessária, visando o melhor resultado possível.

O comprometimento da empresa, aliado à qualidade dos serviços veterinários oficiais da Cidasc e do Mapa, permitirá o avanço da cadeia de produção avícola como um todo, trazendo muitos benefícios ao Estado de Santa Catarina.

Fonte: Alexandra Reali Olmos – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom