No último sábado, 23, a Barreira Sanitária de Santana, localizada no município de Campo Alegre, apreendeu bovinos que estavam sendo transportados por um caminhão boiadeiro em situações irregulares.
Durante a vistoria, foi detectado a presença de cinco bovinos de quase 1 ano de idade que, além de não apresentarem a devida Guia de Trânsito Animal – GTA, não estavam identificados conforme pede a legislação catarinense.
Perante o delito flagrante, a médica veterinária responsável pelo município foi contactada. Diante da análise da situação de risco e não havendo comprovação de origem, aconteceu a devida apreensão e sacrifício sanitário dos bovinos transportados, além de expedição de auto de infração com multa ao proprietário.
Por mais antipático que essas medidas soem, são elas que salvaguardam a saúde do produtor e da sua propriedade. Esse serviço auxilia na preservação da sanidade do rebanho bovino catarinense, além de manter o status de Estado Livre de Febre Aftosa sem vacinação e Livre de Peste Suína Clássica. Fatores que possibilitaram para Santa Catarina o acesso a mercados consumidores de carnes mais exigentes
Medidas como essa visam salvaguardar a sanidade do rebanho bovino catarinense além de preservar o status de Estado Livre de Febre Aftosa sem vacinação e Livre de Peste Suína Clássica. Esses fatores possibilitam que Santa Catarina tenha acesso aos mercados consumidores de carnes mais exigentes do planeta.
O trabalho realizado junto às Barreiras Sanitárias reforça a importância das ações de Defesa Sanitária Agropecuária no Estado e o Departamento Regional da Cidasc de Mafra enfatiza o excelente serviço prestado pelos profissionais envolvidos nessas ações. A participação da comunidade produtora e consumidora também é muito importante na preservação do status sanitário catarinense. Por isso, é fundamental que quaisquer desvios de conduta de transportadores e criadores no âmbito sanitário sejam denunciados.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Mafra.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom