Foto: Vinicius Morales

Foto: Vinicius Morales.

Companhia Nacional de Abastecimento – Conab amplia o limite de venda de milho nas operações do Programa de Venda em Balcão, da Para a região Sul do país a cota máxima passa de seis toneladas para 14 toneladas/mês por comprador. A resolução do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos – CIEP foi publicada nesta sexta-feira, 29, no Diário Oficial da União.

Os produtores catarinenses já podem procurar a Conab e adquirir milho com o novo limite. Para ter acesso ao grão, o comprador deve se cadastrar no site da Companhia, informar os dados da propriedade e do rebanho e fazer o pedido de milho. O comprador receberá pela Internet uma guia de pagamento que deverá ser quitada antes de carregar o milho no armazém indicado.

O preço do milho disponível na Conab é de R$ 39,90/ saco de 60kg para o milho da safra 2008/09 e R$ 44,40/ saco de 60kg do grão colhido na safra 2012/13. Os estoques da Companhia em Santa Catarina são de 38 mil toneladas de milho, sendo que outras 15 mil toneladas já possuem o frete contratado desde os estados produtores até os armazéns credenciados.

O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que a ampliação na cota de milho para os produtores é uma medida importante para aumentar a oferta do grão em Santa Catarina e também racionaliza os custos do frete. “Infelizmente o volume disponível está muito aquém das necessidades dos dois mil produtores catarinenses cadastrados na Conab. Santa Catarina é o maior consumidor de milho do país, com 6 milhões de toneladas/ano e uma produção de 3 milhões de toneladas/ano”. O consumo diário de milho em Santa Catarina, para atender as cadeias produtivas de suínos, aves e bovinos, é de 16 mil toneladas/dia.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br