O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visita hoje, terça-feira dia 9, e amanhã, quarta-feira dia 10, os municípios de Vacaria (RS) e São Joaquim (SC), maiores produtores de maçã do país. Ele vai se encontrar com representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM e com produtores catarinenses e gaúchos. Entre os temas a serem tratados, estão as novas alternativas de combate à mosca-das-frutas e a expansão da tecnologia de cultivo protegido, com estruturas antigranizo.
Blairo Maggi visitará pomares, packing houses e o Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca das Frutas – Centro Moscasul, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em Vacaria. Ele também participará da assinatura de Protocolo de Intenções entre Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã – Agapomi, Sindocopel e Associação dos Produtores de Pêssego da região de Pelotas, destinado a operacionalizar recursos do setor privado para dar suporte às ações do Centro Moscasul.
A visita do ministro contará com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e os secretários de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e de Política Agrícola, Neri Geller, o chefe de gabinete do ministro, Coaraci Castilho, e o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Ernani Polo. A viagem à região está sendo organizada pela ABPM, Agapomi e Embrapa.
Maçã
A Gerência Estadual de Classificação da Cidasc – Gecla realizou um treinamento de classificação de maçãs, que teve como objetivo capacitar produtores e pequenos embaladores da fruta. O treinamento aconteceu no município de Monte Castelo. Para conferir, clique aqui.
O Grupo de Ação “Todos Contra o Cancro Europeu”, que é coordenado pela Cidasc e Epagri, realizou um dia de campo na Estação Experimental da Epagri com o objetivo de orientar produtores de maçã e pera da região de São Joaquim. Saiba mais sobre essa ação, clique aqui.
Fonte: Mapa.