O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, em Florianópolis, a embaixadora da Nova Zelândia, Caroline Bilkey, e o cônsul-geral da Nova Zelândia em São Paulo, Ralph Hays, para tratar de parcerias entre as duas regiões. A vocação em comum para o agronegócio foi um dos pontos destacados no encontro.

Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

“Nova Zelândia tem uma população menor do que Santa Catarina, temos vocação para o agronegócio e buscamos ampliar nossas exportações. Temos muito em comum com Santa Catarina”, afirmou a embaixadora. Além de uma aproximação comercial entre as duas regiões, ela defendeu um maior intercâmbio entre universidades, principalmente nos cursos relacionados com o agronegócio.

O governador Colombo aprovou a ideia, destacando a força da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), além da universidade federal e das instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, todos com ofertas na área do agronegócio.

“Santa Catarina tem uma tradição muito forte no setor. Mesmo com pouco mais de 1% do território nacional e 3% da população, somos o maior produtor e o maior exportador de suínos do país. O segundo maior produtor de frangos e somos destaque em tantas outras atividades no setor rural. Temos uma produção diferenciada, com propriedades familiares, e estamos trabalhando programas estaduais para manter as novas gerações no campo, oferecendo qualidade de vida e tecnologia nas regiões produtoras”, afirmou Colombo.

O governador ressaltou também a diferenciação da política tributária catarinense, que não aumentou impostos estaduais. Pelo contrário, reduziu alíquotas. Especificamente para promover a suinocultura, o Governo do Estado publicou neste mês de agosto novo decreto que prorroga até 31 de dezembro a redução de 12% para 6% do ICMS para a venda de suínos vivos originários de Santa Catarina. A medida, em vigor desde 1º de março, garante a competitividade aos produtores catarinenses que comercializam os suínos com outros estados.

Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

Pequenos produtores catarinenses também são contemplados. Em julho, o governador Colombo sancionou a lei que isenta micro produtores rurais de Santa Catarina do pagamento de ICMS. A medida garante tratamento diferenciado para cerca de 250 mil agricultores e pecuaristas familiares e pescadores artesanais.

O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, o consultor da secretaria, Marcelo Trevisani, entre outras autoridades, também acompanharam a reunião desta segunda-feira.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC