Na última quarta-feira, dia 14, foi realizado um treinamento sobre a praga Atherigona reversura, conhecida como a mosca-da-grama-bermuda, no Centro de Treinamento de Chapecó da Epagri – Cetrec. O evento foi destinado à engenheiros agrônomos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, pesquisadores e extensionistas da Epagri.

Foto: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc

Na foto, equipe de Engenheiros Agrônomos da Cidasc. Foto: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc

O treinamento foi ministrado pelo pesquisador da Epagri, Doutro Leandro do Prado Ribeiro. Ele abordou métodos de detecção e identificação, além de estratégias de monitoramento, manejo e contenção.

Essa ação teve como objetivo capacitar a equipe da Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, que irá realizar um levantamento no Estado, avaliando a dispersão e o estabelecimento da praga. A equipe também vai definir estratégias de contenção e controle, conforme notificação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Sobre a Atherigona reversura

A praga foi detectada em abril de 2015 em pastagens de Abelardo Luz, Chapecó, Palmitos e Videira, nas regiões Oeste e Meio-Oeste do estado de Santa Catarina. Segundo pesquisadores, ela diminui a biomassa seca total de diferentes cultivares de Cynodon e causa perdas significativas na qualidade da forragem produzida, preferindo, no entanto, a cultivar Jiggs, utilizada em pelo menos 70% das propriedades produtoras de leite em Santa Catarina.

Fonte: Fabiane dos Santos – Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom