Em todas as fases da vida dos suínos, em especial a de engorda, a presença de vitaminas na alimentação é muito importante, já que elas auxiliam no ganho de peso animal e, também, na prevenção de uma série de doenças. São muitas as vitaminas que os porcos necessitam receber, entre elas as do complexo A, complexo B, vitamina D, vitaminas específicas para a função reprodutiva, vitaminas específicas para a prevenção de doenças, entre outras.
O milho moído e o farelo de soja, como já é do conhecimento de experientes produtores, têm a função básica nutricional para os porcos. No entanto, o fornecimento de apenas esses dois elementos na dieta alimentar não basta para que o desenvolvimento animal atinja seu máximo de eficiência, havendo necessidade, então, de se introduzir um núcleo vitamínico mineral, específico para cada fase, para complementá-la.
A grosso modo, a dieta suína deve obedecer a seguinte composição: milho, que tem função energética, farelo de soja, que fornece proteína e, por fim, microminerais, como o Fósforo e o Cálcio. As proporções devem ser de 75% de milho moído, 21% do farelo de soja e 4% do núcleo vitamínico mineral. Estes elementos devem ser bem misturados, seja com pá ou enxada, para que tudo fique bem homogêneo. Desta forma, em qualquer lugar que se resolva tirar uma parte da mistura para fornecê-la aos animais, se encontre o milho, a soja e o núcleo. O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 kg por dia.
Em uma criação de porcos, principalmente nas granjas onde há grande volume de suínos, cuidados extras também devem ser tomados para garantir a saúde dos animais. Como se sabe, de nada adianta cuidar da alimentação se outros fatores, não considerados, derem abertura para a entrada de enfermidades no local. Uma dessas precauções, por exemplo, é a necessidade de se trocar de roupa todas as vezes que se precisar entrar na granja, já que as roupas vindas da rua podem contaminar o local, transmitindo doenças.
Fonte: CPT.