Porto de São Francisco do Sul tem o maior silo de concreto do país, com capacidade para armazenar 25 mil toneladas de grãos. A empresa Terlogs Terminal Marítimo, do grupo japonês Marubeni, aumenta sua capacidade de armazenagem e de operações e amplia os investimentos no Porto. A inauguração das estruturas aconteceu nesta quinta-feira, 13, e contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, além de executivos do grupo Marubeni.

Foto: Kiara Busnello Sfredo

Foto: Kiara Busnello Sfredo

Ao todo são três novos silos da Terlogs em São Francisco do Sul, com capacidade estática para armazenar 70 mil toneladas de grãos. Com as construções, a empresa amplia sua capacidade de armazenagem para 180 mil toneladas, diminui o fluxo nas rodovias e melhora o ritmo dos embarques.

Segundo o secretário Moacir Sopelsa, a iniciativa fortalece o agronegócio brasileiro, além de trazer mais renda para o estado já que as exportações de soja e milho, produzidos no Paraná e no Mato Grosso, serão escoadas pelo terminal catarinense. “Investimentos como o feito pela Terlogs ajudam a consolidar o agronegócio em Santa Catarina porque tornam o Porto de São Francisco do Sul mais competitivo, oferecendo melhores condições para o embarque de cereais”, destacou Sopelsa, ao representar o governador Raimundo Colombo.

Para o ministro Maggi, a mudança na legislação dos portos, contribuiu na logística, porque permitiu que a iniciativa privada pudesse aplicar no setor. “A minha vinda é para trazer o compromisso do presidente Michel Temer de que estaremos olhando para as importações e mercado de exportação e vamos minimizar as questões de legislação. Precisamos ser mais práticos e mais ágeis porque o mercado mundial não espera”, reiterou o ministro da Agricultura.

Durante a solenidade,  Maggi elogiou ainda a gestão da agricultura no Estado. “Santa Catarina é um exemplo de agricultura não só pela presença dos portos, mas pela cultura de produção diversificada. Tem sistema de sanidade animal reconhecido pelo mercado mundial e Santa Catarina tem acesso a mercados que os demais Estados não tem a exemplo, de bovinos e suínos. Acabamos de negociar a abertura do mercado da Coreia do Sul para Santa Catarina, exclusivamente. Eles deverão vir aqui 16 para fazer as vistorias e logo depois liberar a exortação”.

Em 2015, o Porto de São Francisco do Sul exportou cerca de 7,5 milhões de toneladas de produtos a granel. A empresa Terlogs responde por 54% de toda exportação de grãos do terminal, um total de quatro milhões toneladas de soja e milho por ano. Segundo o CEO do Terlogs, José Kfuri, o novo investimento do grupo Marubeni amplia as operações de soja e contribui também para o reforço de outras cargas. “Estamos seguros de que esta iniciativa irá alavancar a economia local e levará a um aumento da capacidade de exportação do Brasil”.

Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul

O Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul, onde está instalada a empresa Terlogs, é responsável por boa parte das exportações de grãos do país e atende as principais empresas exportadoras de soja, farelo de soja e milho. O Terminal é administrado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e da Pesca.

Informações adicionais para a imprensa

Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 8843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br /imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 9240-8064
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjoinville