Os Engenheiros Agrônomos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Matheus Mazon Fraga e Patrícia Almeida Barroso Moreira, em parceria com o Professor e Chefe do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Luiz Carlos Pittol Martini, e o Professor do Departamento de Engenharia Rural da UFSC Anderson Luiz Romão, escreveram um artigo sobre o uso da prescrição de agrotóxicos no Brasil. O trabalho estruturou um banco de dados a partir de receituários agronômicos expedidos na região agrícola de Tubarão, Santa Catarina.
De acordo com o artigo, o Brasil é considero um dos líderes do uso de agrotóxicos no mundo. Tendo em vista a carência de informações sobre os tipos e quantidades de agrotóxicos comercializados no país e sobre a forma como são aplicados nas lavouras, o trabalho estruturou um banco de dados a partir de receituários agronômicos expedidos na região de Tubarão. Segundo o estudo, a análise qualitativa dos receituários mostrou que esses documentos não informam os agricultores sobre o uso adequado e seguro dos agrotóxicos. Em termos quantitativos, verificou que os herbicidas constituíram a maior parte dos agrotóxicos receitados e que cerca de um terço do total era constituído por produtos altamente tóxicos. Conforme o texto, um número reduzido de profissionais habilitados foi responsável pela assinatura das receitas, o que indica que a maioria dos receituários analisados no estudo não se baseou em um diagnóstico fitossanitário feito diretamente no local da manifestação do problema.
Você pode conferir o trabalho na integra por meio deste link: goo.gl/RVwVR1
Sobre os profissionais da Cidasc
Matheus Mazon Fraga é Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc. Matheus é graduado em Agronomia pela UFSC e pós-graduado em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Patrícia Almeida Barroso Moreira é Mestre em Biologia Vegetal pela UFSC e também possui graduação em Agronomia na mesma instituição de ensino. Patrícia é Coordenadora Estadual do Projeto Sanitarista Junior da Cidasc.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/