Foto: Simone Senger

Nesta segunda-feira, 21, os Sanitaristas Juniores do 5º ano da Escola Municipal Catulino Onofre Rosa visitaram uma propriedade rural, em São João do Itaperiú, e conheceram o correto confinamento de bovinos. Os estudantes foram acompanhados da professora Vitorina Maia e da médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc Simone Senger.

A saída de campo foi uma solicitação da própria diretora da Escola, Irene Bernardes dos Santos, que além de cultivar muito interesse pelas áreas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, sempre foi parceira no desenvolvimento do Projeto Sanitarista Junior na Escola. Essa prática marcou o fim de um ciclo, visto que no dia 23 de novembro a turma receberá os certificados do Projeto, em uma confraternização que será realizada no Centro de Eventos do município, com a presença de familiares.

São João do Itaperiú é a Capital Catarinense da Carne, reconhecida legalmente pelo Governo do Estado, a região conta com cinco matadouros/frigoríficos e um entreposto de carnes e derivados. O município não suporta essa demanda, havendo a necessidade de se transportarem animais de todo o estado para o abate. De acordo com a médica veterinária da Cidasc, está pode não ser a melhor opção, pois as longas viagens produzem cansaço e estresse, resultando em perda de peso.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Simone Senger

“O confinamento de bovinos é uma alternativa para se produzir muito num espaço pequeno, como é o caso do território catarinense”, afirma Simone Senger. Ela conta que a capacidade de produção neste investimento recente de São João do Itaperiú é de aproximadamente 1.000 animais e o ganho de peso médio diário gira em torno de 1,5 kg.

Os Sanitaristas Juniores aprenderam sobre a diferença da alimentação com relação a criação convencional, bem como do destino e tratamento dos dejetos, os quais não são incorporados diretamente à natureza, necessitando de licença ambiental. Também puderam visualizar o manejo preventivo realizado na propriedade, para profilaxia de doenças como Raiva, Carbúnculo, Fasciolose e parasitoses externas.

“A Escola Catulino se destaca pela seriedade com que aderiu ao Projeto, sempre com feedback positivo por parte de todos os envolvidos, inclusive da comunidade itaperiuense”, avalia Simone.

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

O Projeto Sanitarista Junior Cidasc tem como objetivo propor mudanças de atitudes e comportamento nos alunos frente aos problemas sanitários através da educação. Os Profissionais dos Departamento Regional das Companhias, junto com demais profissionais e colaboradores, desenvolvem o Projeto para que os alunos, por meio dos conhecimentos adquiridos, se tornem influência de conscientização em seus núcleos familiares. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui.

Fonte: Simone Senger, médica veterinária da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom