Como parte da programação da Divisão de Classificação – Dicla, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, foi realizado ontem, 24, e tem continuidade hoje, 25, em Florianópolis, a quarta aula do Curso de Segurança de Alimentos sob coordenação da Cidasc.
O referido curso é parte integrante do Selo de Conformidade Cidasc – SCC, e visa o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos para a gestão da Segurança dos Alimentos.
Com o envolvimento de fiscais da Vigilância Sanitária, Responsáveis Técnicos – RT de empresas que participam do SCC e técnicos da Companhia, os estudos envolvem rotulagem de alimentos, manual de BPF e manual de BPA, controle de pragas, higienização da indústria, treinamento de manipuladores de alimentos, controle da qualidade por meio de análises laboratoriais, dentre outros.
Segundo Andréa Damian, mestre de alimentos e ministrante do Curso, a qualificação técnica é condição essencial para controlar o processo de produção e elevar a segurança dos alimentos. E, corrobora com este entendimento Wladimir Marcon, especialista em segurança dos alimentos e coordenador do curso ao dizer: “o envolvimento técnico de diversos órgãos, instituições e empresas cria forte sinergia, pois há troca de experiências, aumenta o conhecimento específico em segurança dos alimentos e, consequentemente, eleva o padrão sanitário e a qualidade dos alimentos”.
Quanto ao Curso, na sequência os alunos deverão desenvolver uma investigação técnica, relacionado aos alimentos, como Trabalho de Conclusão de Curso, em temas que envolvem a produção segura de polvilho azedo, controle da qualidade da água utilizada no processamento de maçã, envasamento de palmito em conserva, gestão de pessoas na indústria de alimentos, dentre outros.
Sobre o SCC
O SCC é um projeto que visa garantir que a produção do alimento foi realizada de maneira controlada, os manipuladores foram treinados e o produto passou por análises antes de ir para o mercado. Proporcionando aos produtores de alimentos uma ferramenta, capaz de orientar quanto a produção segura de alimentos, de modo a evitar eventos de contaminação. Com o SCC, os estabelecimentos passam a operar rigorosamente sob os ditames legais, a Cidasc colabora para tornar os produtos catarinenses melhores e fortalece as marcas comerciais, mantendo o Estado de Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros. Para saber sobre essa e outras ações da Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, clique aqui.
Fonte: Wladimir Marcon/Cidasc.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom