Entres os dias 23 e 24 de novembro, o Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, por meio do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, realizou saída de campo com alunos do 9º ano de escolas municipais de Campo Alegre.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Os Sanitaristas Juniores visitaram três propriedades rurais, as práticas foram divididas em etapas. No dia 23, a Escola Municipal Paulo Fuckner organizou a saída de uma turma na parte da manhã e de outra no período da tarde. Já no dia 24, a Escola Municipal Jerônimo Francisco Coelho Pacheco realizou o passeio de uma turma durante a tarde.

O circuito de visitas começou na Cabanha Campo Alegre, onde os estudantes conheceram a produção de ovinos da raça Suffolk e o início dos trabalhos com a raça Corriedale. Darci e a esposa Daniela, funcionários da Cabanha, recepcionaram os visitantes e apresentaram as instalações. A médica veterinária da Cidasc Arquidelques Chaves Alves comentou sobre o manejo, a alimentação, os hábitos e as características dos ovinos. Observou aspectos do bem estar animal e explanou sobre a situação da cadeia de produção de ovinos em Campo Alegre. No final da visita os alunos puderam experimentar iogurtes, pães e queijos produzidos na região.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

A segunda propriedade visitada foi uma plantação em cultivo protegido de morangos orgânicos. Os Sanitaristas Juniores foram recebidos pelos casais Altierries e Joanira, Solimar e Lucilaine, que vivem exclusivamente da renda obtida no cultivo de morangos. A engenheira agrônoma da Cidasc Francieli Marmentini Schühli explicou sobre o sistema de produção, irrigação, tratos culturais, colheita e cuidados essenciais para obter-se um produto de qualidade. Francieli também enfatizou a técnica orgânica e o processo de certificação. Ao término das atividades os estudantes experimentaram os morangos e observaram as características organolépticas da fruta. Hoje a propriedade tem 25.000 pés de morango e vendem toda a produção no próprio local.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Na terceira propriedade, os visitantes foram recepcionados pela proprietária Divanilda e a filha Scheila, que trabalham com bovinos de leite. A médica veterinária Arquidelques contou sobre o correto manejo, cuidados sanitários, alimentação e bem estar dos animais, além de explicar sobre o processo de venda do produto. Os alunos também conheceram a sala de ordenha e resfriamento do leite. Scheila tem uma queijaria na propriedade, o Projeto foi contemplado com recursos do Programa Santa Catarina Rural, o que possibilitou a construção da sala e a fabricação dos queijos. Está em processo de obtenção a certificação para poder expandir e divulgar o produto. Também são fabricadas balas, do aproveitamento do soro, subproduto da fabricação dos queijos.

Para as profissionais da Cidasc, essa saída de campo mostrou para os jovens diferentes atividades possíveis de serem desenvolvidas no município. Algumas implantadas em uma área pequena, no caso dos morangos, e o empreendedorismo através do exemplo da Scheila, que demonstra que é possível permanecer no campo e fazer da propriedade uma empresa.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Estiveram presentes nas visitas os professores responsáveis pela organização do Projeto nas escolas, a diretora municipal do ensino fundamental, Maira Miranda, e o engenheiro agrônomo e diretor da agricultura da Prefeitura de Campo Alegre, Gilson Brunque.

Fonte: Arquidelques Chaves Alves e Francieli Marmentini Schühli – Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom