O Governador Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, participaram nesta terça-feira, 17, da abertura oficial do Campo Demonstrativo Alfa – CDA 2017, em Chapecó, no Oeste. O evento espera a visita de 12 mil pessoas que poderão conferir as novidades em tecnologias para agropecuária, principalmente com equipamentos e genética de plantas. A edição deste ano segue até esta quinta-feira, 19, em Chapecó, e estará presente no município de Bela Vista do Toldo de 7 a 9 de fevereiro. O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, também acompanhou a abertura.
“Temos que aumentar nossa presença no mercado internacional e, aqui no Oeste, temos essa capacidade por meio do agronegócio. É o caminho que possuímos para a economia brasileira, pois em 2017 e 2018 vamos depender muito da exportação. Esse evento traz um benefício direto, que é a troca de informações sobre tecnologia e o incentivo ao trabalho cooperativado, que potencializa o desenvolvimento de SC”, disse o Governador.
O CDA é promovido pela Cooperalfa, que comemora 50 anos com evento focado no planejamento, e pretende, nesta edição, trazer os planos da cooperativa para as próximas cinco décadas. Quem visitar o Campo vai encontrar atrações em todas as atividades, com estandes voltados para sementes, produção leiteira, suinocultura e avicultura.
Moacir Sopelsa destacou a importância dos agricultores e das cooperativas catarinenses no desenvolvimento agrícola do estado. “As cooperativas têm sido grandes parceiras do Governo do Estado, principalmente na execução do Programa Terra-Boa, que oferece sementes de milho de ponta aos agricultores, aumentando a produtividade das lavouras. Nosso agricultor faz o dever de casa e, por isso, somos um dos mais importantes produtores de alimentos do país”, disse.
A Cooperalfa deverá fechar o balanço de 2016 com faturamento de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, 20% a mais que em 2015. Descontando a inflação, o crescimento real do período ficará próximo dos 12%, já a receita líquida tende a diminuir o percentual sobre o exercício anterior. Os dados oficiais serão divulgados durante assembleia geral ordinária em 15 de fevereiro, em Chapecó.
A cooperativa conta com 17,2 mil famílias associadas, sendo 76% enquadradas na agricultura familiar e 2,8 mil funcionários.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC