A edição 2017 do Dia de Campo Cravil será realizada nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O maior evento tecnológico da agropecuária na região deve reunir mais de 2.500 pessoas. O Polo Tecnológico da Cooperativa em Lontras foi remodelado para garantir mais conforto e facilitar o acesso às mais de 50 estações.
O Dia de Campo Cravil apresentará as principais culturas de grãos cultivadas na região, entre elas o feijão, a soja, o arroz e o milho – grão e silagem. Como nas outras edições, um espaço foi dedicado ao setor de hortifrútis.
Na área de pecuária, as empresas parceiras vão apresentar um portfólio de tecnologias e a equipe Cravil preparou uma coleção com cerca de 30 variedades de pastagem perene. Além disso, duas maquetes práticas vão demonstrar o trabalho desenvolvido pela Cooperativa com alguns produtores de leite, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa: o programa Balde Cheio.
Pela primeira vez, o evento terá exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, uma parceria com o Núcleo de Concessionárias da Associação Empresarial de Rio do Sul – Acirs. As empresas Dresch Tratorvale, Riofrás e Napalha estarão apresentando tecnologias desenvolvidas para atender as necessidades do mercado agrícola.
Dinâmicas e novidades
O Dia de Campo Cravil inicia no dia 15 de fevereiro com uma programação especial para estudantes e profissionais da agropecuária regional. A recepção dos convidados será feita às 11h30 no Salão da Comunidade Evangélica Luterana de Lontras. Após o almoço será realizada uma apresentação do Polo Tecnológico e em seguida ocorre uma mesa redonda com a participação de instituições ligadas ao agronegócio. Entre os assuntos que serão abordados estão: economia regional e estadual; pesquisas na área de soja, milho, arroz, cebola e leite; rastreamento de produtos agrícolas; e a importância das previsões meteorológicas para a agropecuária. Às 15h o grupo encerra a programação com a visita ao Dia de Campo.
Na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de fevereiro, o Dia de Campo inicia às 8h com visitação direcionada nas estações, divididas em três áreas: Lavouras de Sequeiros, Arroz Irrigado e Pecuária. Ao meio dia durante o almoço ocorre uma solenidade com a presença de autoridades. A tarde é livre para que os produtores possam voltar à alguma estação, ou conhecer alguma área que não teve a oportunidade no período da manhã. A partir das 14h, será realizada uma dinâmica de máquinas, em parceria com o Núcleo de Concessionárias da Acirs, com demonstração de colheita de milho e mensuração de produtividade de grãos e silagem e, plantio direto sobre a palhada de milho.
No dia 17 o Dia de Campo Cravil terá, em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Alto Vale a 1ª Exposição de Incentivo, uma competição morfológica entre equinos da raça Crioula que ainda não completaram dois anos de idade. Segundo o Coordenador do Núcleo, Pablo Depiné, são aguardados mais de 40 animais de produtores da região e de estados como Paraná e Rio do Grande do Sul.
O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, de Rio do Sul, recebeu o convite para participar do evento. O rastreamento de produtos agrícolas, bem como outros temas, é de extrema importância para os profissionais da área de Defesa Sanitária Vegetal.
O Dia de Campo Cravil é uma oportunidade para produtores, estudantes e profissionais da área conhecerem e visualizarem, em único local, novidades em tecnologias, produtos e serviços. A participação é gratuita e livre, mas a Cooperativa incentiva que os interessados façam a sua inscrição junto as filiais para melhor organização do evento.
Fonte: Cooperativa Regional do Vale do Itajaí – Cravil
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom