O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, vai assinar na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, em São Paulo, na terça-feira, 21, uma Instrução Normativa – IN com um conjunto de ferramentas para a prevenção da Influenza Aviária no Brasil. O pacote de medidas deve ser adotado pela indústria brasileira a fim de preservar o status sanitário do país.
O Brasil é o único entre os grandes produtores de carne de aves que nunca registrou a doença. O recente surto mundial que já atingiu nações da Europa, Ásia e também a América do Sul, no Chile, acendeu um alerta entre as autoridades brasileiras. Governo e representantes do setor estão com campanhas e medidas em prática para evitar a entrada da doença em território brasileiro.
Em janeiro, a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA informou ter sido sondada por nações que deixaram de comprar o produto de mercados que registraram casos de Influenza Aviária. De acordo com o Presidente-Executivo da Associação, Francisco Turra, essas nações devem deixar de vender cerca de 600 mil toneladas da mercadoria.
Defesa Sanitária Animal
Para evitar o ingresso da Influenza Aviária no plantel de aves catarinense, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc está atenta às notificações de mortalidade e suspeita de ocorrência da doença e intensificou a fiscalização sanitária nas granjas avícolas (priorizando a orientação e cobrança aos produtores do cumprimento das medidas de biossegurança previstas na legislação). Além disso, o Departamento de Defesa Sanitária Animal faz a vigilância epidemiológica nos dois sítios de aves migratórias existentes no estado, na Foz do Rio Tijucas e na Foz do Rio Araranguá, e nas aves domésticas existentes num raio de 10 quilômetros desses locais. Esses sítios são espaços onde as aves migratórias param para alimentação e repouso e são monitorados durante todo período de migração. Por fim, a Companhia intensificou a vigilância nas barreiras sanitárias ao longo das divisas com outros estados e países.
Influenza Aviária
A Influenza Aviária, ou gripe aviária, é causada por um vírus e a transmissão se dá pelo ar, água, alimentos e materiais contaminados e especialmente pelo contato com aves doentes. É importante lembrar que não existe nenhum risco de contágio através do consumo de carne de frango.
Os principais sintomas da doença nas aves são: dificuldade respiratória, crista e barbela inchadas e roxas, torcicolo e alta mortalidade. Caso o produtor ou qualquer outro cidadão observe qualquer anormalidade, deve comunicar a Cidasc por meio do disque denúncia 0800 643 9300.
Fonte: Revista Globo Rural
Mais informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom