Um homem de 38 anos foi preso nesta terça-feira, 28, depois de tentar soltar bois na BR-163, em Guaraciaba, no Oeste catarinense, e ameaçar agentes da Polícia Rodoviária Federal – PRF com uma faca de 30 centímetros. Ele conduzia um caminhão com 11 bovinos na carroceria que tinha irregularidades quanto às autorizações para transporte, segundo a PRF.
Quando foi comunicado sobre o acionamento feito pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, o motorista ficou irritado, subiu na carroceria e abriu a porta traseira para tentar largar os bois na pista, conforme a polícia. Apesar da ordem dos policiais para que ele fechasse a porta, ele ainda tentou puxar uma corda para libertar os animais.
Segundo a polícia, ele desceu da carroceria, pegou uma faca na cabina do caminhão e ameaçou os policiais, que o prenderam. Ainda de acordo com a PRF, no registro da Guia de Trânsito Animal – GTA constava autorização para somente nove bois, além disso, alguns deles não tinham brinco de identificação nem a orelha furada.
Uma médica veterinária da Cidasc foi chamada ao posto da PRF e constatou que o único boi que tinha identificação (brinco) estava com o número divergente da GTA. Os animais foram apreendidos pela companhia para abate. O motorista foi encaminhado à Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.
Guia de Trânsito Animal
A GTA é o documento de trânsito responsável por controlar o trânsito de animais e garantir o cumprimento das exigências sanitárias no território catarinense. A Guia auxilia na identificação e impede o trânsito de animais doentes, potencializando o controle de doenças como a Febre Aftosa e a Peste Suína Clássica.
Para transportar animais cumprindo a legislação sanitária, procure o escritório da Cidasc mais próximo ou um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa para solicitar a emissão da Guia de Trânsito Animal. A GTA é obrigatória para o trânsito de animais, por isso é necessário realizar sua emissão antes do transporte.
Em alguns casos, para fornecer a Guia, o emissor necessita de documentos que disponibilizam informações sobre os animais a serem transportados. Essa documentação varia segundo a espécie a ser transportada e a finalidade do transporte.
Alguns documentos necessários são:
– Comprovantes de vacinação;
– Atestados negativos para determinados tipos de doenças;
– Informação de identificação dos animais;
– Autorização da FATMA, para alguns animais silvestres.
Fonte: G1.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom