Em sua 14ª missão de negócios desde o início do governo, em janeiro de 2011, o Governador Raimundo Colombo participou, na manhã desta segunda-feira, 6, em Tóquio, do seminário Oportunidades de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Santa Catarina, Brasil e Japão, realizado na sede da Embaixada do Brasil. O objetivo do encontro, que contou com a presença de mais de 25 empresários japoneses, foi ampliar as ações comerciais entre o estado e o Japão.

Fotos: Claudio Thomas/Secom

O Embaixador André Corrêa Aranha do Lago abriu o seminário e elogiou o êxito que já existe nas relações e as possibilidades que se abrem nos negócios entre o Governo de SC e os japoneses. Aranha do Lago lembrou que essa é a quarta visita que o Governador Raimundo Colombo faz ao Japão.

Integram a atual missão os Secretários da Fazenda, Antonio Gavazzoni, de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, o Deputado Estadual Gelson Merisio, o Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina – Fiesc, Glauco José Côrte, o Vice-Presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, o Diretor de Desenvolvimento Institucional da Fiesc, Carlos Henrique Ramos Fonseca, a Coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Fiesc, Tatiana Leal, e o Diretor-Executivo do Sindicato das Indústrias da Carne, Ricardo Gouvêa.

O Governador Raimundo Colombo disse que as primeiras palavras para o Japão são de agradecimento, porque na história catarinense os japoneses sempre estiveram presentes, num forte espírito de colaboração. Lembrou que o estado é recorrente em problemas de enchentes, principalmente na região do Vale do Itajaí, e a Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão, contribuiu de forma cooperativa com o governo no projeto de controle das cheias que está em execução, utilizando como modelo de prevenção o que foi realizado há mais de cem anos no rio que corta a capital Tóquio.

Colombo informou que o presidente Michel Temer estará em Santa Catarina no próximo dia 17 para inaugurar a sobre-elevação e a construção dos canais extravasores das barragens de Ituporanga e Taió. “Essas obras deverão minimizar os efeitos das enchentes no Vale do Itajaí”, explicou o Governador.

Na área de negócios, Colombo destacou que as relações entre Santa Catarina e o Japão estão consolidadas com a venda de carnes de frango e suínos, entre outros produtos. “As exportações têm conseguido proteger a economia brasileira, garantindo a geração de empregos e, no caso de SC, apresentar o menor índice de desemprego do Brasil”, observou.

O Governador afirmou que as agroindústrias catarinenses ainda estão se adaptando às exigências dos japoneses que preferem a carne suína com maior volume de gordura. “Esse produto diferenciado está sendo feito e, por isso, Santa Catarina está crescendo na escala comercial, mas a grande vantagem é que as exportações trouxeram estabilidade para o setor, que vive em ampla expansão, diferente do que era em 2011 e 2012”, disse Colombo, que prevê um crescimento ainda maior nas relações entre o estado e o Japão.

O Governador lembrou, ainda, que a província de Aomori, hoje estado irmão de SC, foi fundamental no desenvolvimento da produção de maçã na Serra catarinense.

O Presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, agradeceu o apoio da embaixada na realização do seminário e salientou que relações entre o Santa Catarina e o Japão são antigas, mas intensificaram-se nos últimos anos com as negociações promovidas pelo Governador para a venda de carne suína para o país a partir de 2011.

Para “vender” ainda mais Santa Catarina para os empresários japoneses, o Secretário Carlos Adauto Virmond Vieira apresentou as potencialidades do estado em todas as áreas. Considerou que o encontro foi excelente, porque a missão conseguiu passar para os japoneses uma imagem positiva de Santa Catarina, mesmo na atual conjuntura de crise econômica no Brasil, porque o Estado dispõe de um perfil diferenciado que se adequa muito à identidade japonesa na realização de negócios.

O Diretor-Executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes de SC, Ricardo Gouvêa, apresentou aos empresários japoneses todo o controle sanitário realizado pelo Governo do Estado, com o apoio das agroindústrias, nas divisas com o Paraná e o Rio Grande do Sul. “Sem um bom programa de sanidade animal, as agroindústrias não conseguem exportar para nenhum país”, salientou, ao lembrar que SC é o único estado do país livre de febre aftosa.

À noite, o Governador Raimundo Colombo e os integrantes da comitiva participaram de recepção na residência do Embaixador André Corrêa Aranha do Lago.

Nesta terça-feira pela manhã, a missão catarinense participa da abertura da Foodex, a principal feira de alimentos e bebidas da Ásia. Esta será a 42ª edição da feira, que contará com fabricantes de alimentos ebebidas e empresas comerciais que representam cerca de 80 países entre os seus expositores. A expectativa da organização é de um público de mais de 70 mil compradores de serviços de alimentação, distribuição e empresas comerciais.

Coreia próxima de importar carne suína de SC

No fim de semana, ao chegar em Tóquio, o Governador Raimundo Colombo recebeu a confirmação da Embaixada do Brasil na Coreia do Sul de que técnicos deste país farão a inspeção dos frigoríficos catarinenses entre os dias 31 de março e 3 de abril, na oitava e última etapa para a liberação das exportações de carne suína.

Informações adicionais para a imprensa
Claudio Thomas
Diretor de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: thomas@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 99161-6455
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom