Foi realizada a homologação da informatização da Inspeção de Produtos de Origem Animal, mais especificamente, os registros de abate e condenação e de habilitação do inspetor. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 8, no Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma.
Segundo o médico veterinário da Cidasc Fabiano Zago, deste outubro de 2016, quando o projeto piloto foi implantado no Departamento Regional de Criciúma, os estabelecimentos faziam o registro de abate e condenação e habilitavam inspetores através da plataforma Sigen+.
Zago conta que após um período de cinco meses em testes, o Sistema foi homologado e entrará na fase de treinamento dos médicos veterinários da Cidasc. Em seguida, esses colaboradores repassarão a capacitação para os inspetores habilitados no Sistema de Inspeção Estadual – SIE.
“Em breve, este sistema estará disponível para todos os estabelecimentos que estão sob a égide do Serviço Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, declarou o médico veterinário.
Na oportunidade, estiverem presentes a Diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Priscila Belleza Maciel, o Gestor do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia, Amaro José Lock, o Gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Sérgio Silva Borges, o Gestor do Departamento Regional de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti, o responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual na Regional, Roberto Radamés Netto, o Gestor Estadual da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, Ronald Yuri Olivera de Souza, além de proprietários de estabelecimentos, responsáveis técnicos e inspetores envolvidos em abate de diferentes espécies animais.
Registro
O registro de abate e condenação é uma ferramenta fundamental para os estabelecimentos e para o SIE. Fabiano explica que ele permitirá uma maior segurança sanitária, tanto do rebanho quanto na inocuidade dos produtos, pois todas as etapas de produção poderão ser rastreadas, além de permitir a emissão de relatórios mais concisos e objetivos. Também possibilitará a observação de dados nosográficos da inspeção, importantes para a melhoria dos estabelecimentos com SIE.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de imagens: